Luta do deputado estadual Lebrão pela Carreteira Central Brasil e Bolívia

Muitas reuniões foram feitas, muitas viagens de idas ao país boliviano, todas encabeçadas pelo deputado estadual José Eurípedes Clemente (Lebrão-MDB). ...

Por Jornal Correio do Vale

Publicado em:

Muitas reuniões foram feitas, muitas viagens de idas ao país boliviano, todas encabeçadas pelo deputado estadual José Eurípedes Clemente (Lebrão-MDB). Por ser exclusivamente morador da região do Vale do Guaporé, Lebrão com seu dom de empreendedorismo começou a luta para uma parceria envolvendo o Brasil e Bolívia no sentido de integração.

Em 2011, Lebrão fez a primeira reunião na capital do Beni (Trinidad), já em 2013, através da Assembleia Legislativa organizou a segunda viagem, desta vez envolvendo deputados estaduais e federais, empresários de Rondônia, onde viajaram para Santíssima Trinidad na Bolívia, para uma solenidade que foi realizada no Palácio Governamental, de assinatura do Termo de Irmandade entre Rondônia e o Departamento Autônomo de Beni/Bolívia.

Até a formalização deste documento entre Brasil e Bolívia, aconteceram uma série de eventos e reuniões, tendo iniciado com uma audiência pública na cidade de Costa Marques (RO), promovida pelo deputado Lebrão através da Assembleia legislativa. Posteriormente, Rondônia também recebeu a visita oficial de parlamentares bolivianos, sendo todos esses encontro intermediados pelo deputado José Lebrão.

Para o principal articulador deste movimento binacional, deputado José Lebrão, trata-se de um projeto efetivamente de integração. “A implantação do Projeto Carreteira, é de envergadura comercial, turística e cultural, e teve a participação decisiva do legislativo viabilizando encontros de governos de Rondônia nesses anos, juntamente com a bancada estadual e federal.

De acordo com o deputado Lebrão, o Projeto Carreteira central é uma ação importante por unir povos e encurtar distâncias. Lembrou ele, que a mistura está presente, destacando que no caso de Costa Marques, 30% do contingente populacional é de bolivianos. Salientou em seguida, da importância da comercialização da jazida de sal existente na Bolívia, e a necessária instalação de uma balsa, para efetivar o cruzamento de veículos e pedestres, no porto de Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO).

A redação entrou em contato com o deputado estadual Lebrão, para saber sobre algumas notícias, inclusive com alguns vídeos veiculadas nos últimos dias, sobre a parceria dos dois países. O Jornal que vem acompanhando a trajetória do parlamentar que fez os primeiros contatos, e foi quem buscou as primeiras intermediações para as parcerias, quis saber do deputado sobre o assunto.

Lebrão com muita sabedoria, respondeu. “Sou do lado do bem, e acho que tudo que vier de bom para nosso estado, é bem vindo. Enfrentei noites e dias em viagens para o país bolivianos para conseguir agendar encontros com os governos, marquei encontro com presidente Elvo Morales, governo de Beni e parlamentares daquele país, mais me sinto com o dever cumprido, e que deputados federais, estadual, governo ou empresário que estão articulando também sobre o assunto, todo esforço é bem vindo”, disse

Fonte: Jornal Correio do Vale

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.