AGOSTO DOURADO – Vereadora Ada Dantas salienta a importância do aleitamento materno

Política - quinta-feira, 01/08/2019 às 13h57min
AGOSTO DOURADO – Vereadora Ada Dantas salienta a importância do aleitamento materno

Chegou o mês de agosto, conhecido como “Mês Dourado”, devido as campanhas de incentivo e apoio ao aleitamento materno, de suma importância para o desenvolvimento dos recém nascidos. A vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) aproveitou para comentar sobre o assunto, tendo em vista ter sido parlamentar que criou lei em Porto Velho sobre o direito à amamentação.

Ada Dantas chama a atenção da comunidade para a importância vital da amamentação na construção de uma saúde com base sólida. “O leite materno possui composição que protege a criança contra o desenvolvimento de doenças alérgicas, além de ter efeito benéfico na vida adulta para crianças que nasceram prematuras e protege contra o desenvolvimento de doenças inflamatórias intestinais”, comentou a vereadora.

Autora da Lei que garante à mãe lactante amamentar nos estabelecimentos de uso coletivo, públicos ou privados, em local de sua escolha, ainda que nestes estabelecimentos estejam disponíveis locais exclusivos para a amamentação no Município de Porto Velho, Ada Dantas é mãe e conhecedora da importância de o leite materno ser o único alimento oferecido até os seis meses do bebê, mantendo a amamentação até a criança completar dois anos.

O direito das mães em amamentar em público vem sendo violado diariamente, com registros delas sendo constrangidas pelo simples fato maternal de dar de mamar aos seus bebês. Tornou-se escândalo para muitos as mães cometerem a “ousadia” de amamentar seus filhos na hora em que eles têm fome, sem fugir para montanhas ou ter de colocar paninhos para se “proteger” dos olhares de homens que não entendem que os peitos foram projetados para que os mamíferos amamentem seus filhotes, e não para o seu prazer sexual.

“A criação desta lei é uma conquista significativa para as mães que precisam amamentar, mas tem receio de olhares maldosos e ofensas desnecessárias. A lei criminaliza a violação ao direito de amamentar em público, punindo quem condena um ato simples, mas de grande importância tanto para a mãe, quanto para seu bebê”, pontuou a parlamentar.

Ada Dantas é também, criadora da Lei que concede às Doadoras de Lei Materno, isenção de pagamento de taxa de inscrição em Concurso Público, no Município de Porto Velho. Com esta lei, Ficam isentas do pagamento de taxas de inscrição em concurso para provimento de cargos ou empregos no âmbito municipal as candidatas que tenham doado Leite Materno, em pelo menos três ocasiões, nos doze meses anteriores à publicação do Edital do certame.

Para a vereadora Ada Dantas, esta lei é mais um incentivo para que as mães possam doar lei e, ainda, terão como benefício a isenção do pagamento da taxa. Ademais, esta lei é para incentivar a doação de lei materno, visando o fortalecimento do estoque do banco de leite.

 “As mães fazem um ato de amor em doar leite, e ainda obtém o benefício da gratuidade para prestar concurso público. Sendo assim, ambas as partes são beneficiadas”, concluiu Ada Dantas.

Fonte: Assessoria


Seja o primeiro a colaborar

Deixe seu comentário!

Informe seu nome
Informe seu email