Fuga inédita: Presos do Acre escapam da Penitenciária Federal de Mossoró

Este episódio representa a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, composto por cinco unidades de segurança máxima.

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

Na manhã desta quarta-feira, uma cena incomum abalou a tranquilidade da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Dois detentos conseguiram burlar a segurança e fugir das instalações. Os foragidos foram identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, ambos naturais do Acre. Este episódio representa a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, composto por cinco unidades de segurança máxima.

A dupla teria orquestrado sua fuga durante o horário de banho de sol, utilizando uma abertura no teto de sua cela para escapar. Deibson, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”, possui um histórico delituoso, constando em 34 processos na Justiça do Acre, respondendo por crimes como formação de quadrilha, tráfico de drogas e roubo. Por sua vez, Rogério enfrenta processos pelos crimes de homicídio qualificado, roubo e violência doméstica. De acordo com informações do portal G1, ambos têm ligações com a facção criminosa Comando Vermelho.

Os dois presos haviam sido transferidos para Mossoró em 27 de setembro de 2023, com a previsão de permanecerem na unidade até 25 de setembro de 2025.

O Sistema Penitenciário Federal opera em cinco unidades localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).

A penitenciária de Mossoró, situada a 277 quilômetros da capital Natal, foi inaugurada em 3 de julho de 2009. Projetada para acomodar até 208 detentos, ela segue um modelo de segurança máxima, inspirado nas unidades norte-americanas conhecidas como “Supermax”, conforme descrito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fonte: Jornal Rondônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.