Rondônia evolui com cursos gratuitos e geração de vagas de empregos; confira as oportunidades

Para avançar em educação profissionalizante, o Programa Vencer oferece 10 mil vagas em cursos gratuitos por mês

Por Secom - Governo de Rondônia

Publicado em:

Rondônia tem o que comemorar nesta quarta-feira (1º), Dia do Trabalhador. O Estado, que tem a menor taxa anual de desemprego do Brasil, com 3,2%, conforme a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a 2023, tem se tornado referência como polo gerador de vagas de empregos e melhoria de renda.

Como contribuição para esse resultado, o governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o Governo investiu na combinação de políticas públicas de capacitação gratuita da população e atração de negócios para geração de empregos. Esse combo de ações continua em 2024, recebendo investimentos do Estado com ações estratégicas, e está gerando novas oportunidades aos trabalhadores.

‘‘Rondônia é conhecida como o estado das oportunidades, de gente que trabalha pelo progresso do Estado, e o Governo de Rondônia acredita que gerar mais empregos é uma das principais medidas para trazer dignidade e qualidade de vida às famílias rondonienses, por isso investimos em um ambiente gerador de educação profissional, empregos e renda’’, salientou Marcos Rocha.

Para avançar em educação profissionalizante, o Programa Vencer oferece 10 mil vagas em cursos gratuitos por mês

O titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves acrescentou que, para criar um ambiente favorável ao progresso no Estado, houve a estruturação da Invest Rondônia, política pública com foco na promoção de Rondônia como destino de investimentos, a fim de gerar uma qualidade de vida melhor à população.

‘‘Os indicadores econômicos mostram o quanto o Estado evoluiu, beneficiando os trabalhadores. Rondônia tem a segunda melhor distribuição de renda do Brasil, a menor taxa de pobreza da região Norte, e é o estado que mais admitiu trabalhadores em 2023, das regiões Norte e Nordeste. Seguimos com o esforço contínuo de gerar oportunidades aos rondonienses’’, garantiu Sérgio Gonçalves.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

A capacitação gratuita dos rondonienses para se qualificarem às vagas de empregos, ou até mesmo para empreenderem, são garantidas por meio dos Programas Vencer, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas); e pelo serviço Geração Emprego, da Sedec, e ainda, através de escolas profissionais fixas e móveis, do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).

A geração de vagas de empregos é resultado de políticas públicas de atração de negócios, desenvolvidas, especialmente, pela Invest Rondônia, do Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios do Estado de Rondônia (Proampe), ambos da Sedec; do fortalecimento do ambiente favorável para as empresas com a simplificação e modernização dos trâmites para abrir novos negócios por meio da Junta Comercial de Rondônia (Jucer), e do pacote atrativo de benefícios fiscais da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), entre outras ações estratégicas, que têm feito Rondônia ser reconhecido como estado do pleno desenvolvimento.

As oportunidades de Capacitação Gratuita

PROGRAMA VENCER

45 cursos em 13 eixos diferentes;
10 mil vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social;
10 municípios atendidos (1 em cada região de Rondônia);
Todos os beneficiários recebem auxílio de R$ 200 por mês, durante um ano;
Todos os beneficiários recebem, ao final do curso, um kit para iniciar os trabalhos; e
Inscrições abertas até dia 2 de outubro de 2024, através do site oficial https://rondoniasocial.ro.gov.br/vencer
CURSOS DO IDEP

Com escolas móveis e fixas, as capacitações do Idep alcançam os 52 municípios

Porto Velho: as aulas presenciais acontecem na sede do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep); e nos polos Orlando Freire e Flora Calheiros. Já nos demais municípios do Estado, são ministradas em salas descentralizadas;
Em Pimenta Bueno, além da qualificação profissional em diversos segmentos, os alunos contam com cursos técnicos voltados às ocupações do Agronegócio, que acontecem no Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec Abaitará);
Além do formato presencial, são realizados cursos remotos, nos 52 municípios rondonienses; e para ampliar a oferta de cursos em todas as regiões do Estado, o Idep conta ainda, com 6 escolas móveis temáticas:

Panificação e Confeitaria;
Frigorífico e Piscicultura;
Máquinas Agrícolas;
Imagem Pessoal;
Informática; e
Mecânica de Motocicletas.
O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional oferta cursos gratuitos de formação inicial e qualificação profissional, com carga horária de média duração, e cursos técnicos, os quais chegam a um ano. As inscrições podem ser realizadas pelo site da instituição https://rondonia.ro.gov.br/idep/

GERAÇÃO EMPREGO

São mais de 1.020 vagas de capacitação profissional, com inscrições realizadas, exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico geracaoemprego.ro.gov.br/cursos, até o dia 5 de maio.
Abrangendo diversas regiões do Estado, os municípios contemplados com os cursos são:
Porto Velho
Ariquemes
Buritis
Jaru
Ji-Paraná
Cacoal
Espigão do Oeste
Rolim de Moura
Santa Luzia d’Oeste
Alta Floresta d’Oeste
Cerejeiras
Vilhena

VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS

O Governo de Rondônia atua, também, na aproximação entre as empregadores e os que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho, por meio do serviço Geração Emprego.
Mais de 1,9 mil vagas disponíveis;
Mais de 4.3 mil empresas cadastradas;
Inscrição pelo endereço eletrônico: geracaoemprego.ro.gov.br/


Fonte

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça e João Albuquerque

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.