Sesau orienta população sobre prevenção e tratamento no Dia Mundial da Trombose

A data de 13 de outubro é alusiva ao Dia Mundial da Trombose, e serve como um alerta para os sinais e tratamento da doença.

Por Assessoria

Publicado em:

Apontada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, a trombose é uma doença causadora de 1 em cada 4 mortes no mundo. Ela é ocasionada pela formação de um coágulo sanguíneo, quando o sangue passa do estado líquido para gelatinoso ou semissólido, e se manifesta com vermelhidão e aparência mais roxa em determinadas partes do corpo, onde a circulação sanguínea está dificultada.

A data de 13 de outubro é alusiva ao Dia Mundial da Trombose, e serve como um alerta para os sinais e tratamento da doença. Fatores genéticos, alguns medicamentos, longos períodos de internações hospitalares e hábitos de vida não saudáveis são causadores da enfermidade.

A enfermeira, Aline Brito explica que a trombose é o entupimento de uma veia, que pode ser arterial ou venosa, e o deslocamento do trombo pode provocar embolia se chegar ao pulmão ou coração, causando dessa forma, risco de vida.

“Para tratar, podem ser utilizados remédios do tipo anticoagulante, que desfazem o coágulo sanguíneo, utilização de meias compressivas ou realizadas intervenções médicas para a retirada do trombo da região afetada”, afirmou Aline.

A profissional ainda evidencia que, a prevenção é primordial: “Devemos evitar comidas gordurosas, açúcares, ingerir bastante água, evitar longos períodos em posição estática, assim como realizar alongamentos e praticar exercícios físicos regularmente”.

ATENDIMENTO

“O Hospital de Base é referência na especialidade vascular, e oferece aos pacientes acometidos com trombose, o tratamento clínico na especialidade de angiologia e realiza cirurgia vascular, assim como o procedimento de escleroterapia por espuma, que é um tratamento de varizes”, esclareceu o diretor-geral do HBAP, o médico Rodrigo Bastos.

Os casos de média e alta complexidade são tratados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, e os casos de menor complexidade são tratados em todas as unidades com medicamentos do tipo anticoagulante. O Estado de Rondônia tem investido de forma intensiva na saúde para atender a população e assim proporcionar qualidade nos atendimentos em várias áreas. “Temos o condicionamento quanto ao atendimento específico no tratamento da trombose e suas vertentes, principalmente na questão de levar informações às pessoas com pouco esclarecimento para que possam identificar ou mesmo poder tratar esta doença”, finalizou a enfermeira.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.