ProUni 2024 abre edital com mais vagas para os cursos de Direito e Medicina

A decisão de aumentar o número de vagas nestes cursos foi oficializada em dezembro passado, visando acomodar um maior número de bolsistas do ProUni em todo o país.

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

O Programa Universidade para Todos (ProUni) lançou seu primeiro edital de 2024, anunciando um aumento significativo no número de vagas para os cursos de Direito e Medicina. O edital geral, referente ao primeiro semestre deste ano, foi publicado nesta quarta-feira (17) e destaca a ampliação dessas oportunidades para bolsistas de baixa renda em instituições privadas de ensino superior.

A decisão de aumentar o número de vagas nestes cursos foi oficializada em dezembro passado, visando acomodar um maior número de bolsistas do ProUni em todo o país.

O período de inscrição para o programa ocorrerá de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A divulgação dos resultados acontecerá em duas chamadas, em 6 de fevereiro e 27 do mesmo mês.

O Ministério da Educação (MEC) informou que as informações detalhadas sobre a oferta de bolsas, por curso, turno, instituição e local de oferta, estarão disponíveis na página do ProUni a partir desta sexta-feira (19).

Para concorrer a uma bolsa integral, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas, com pontuação acima de zero na prova de redação do Enem. Outros critérios incluem não ter participado do Enem como treineiro e atender a pelo menos uma das condições específicas, como ser pessoa com deficiência, professor da rede pública de ensino, ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública, ou ter estudado o ensino médio integralmente como bolsista integral em instituição privada.

A comprovação da renda familiar é um requisito fundamental, sendo necessária a apresentação de documentos como contracheques, declaração de Imposto de Renda ou extratos bancários. O candidato professor da rede pública de ensino está isento da regra de renda familiar do ProUni.

Fonte: Jornal Rondônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.