Divulgação dos resultados do Enem 2023 nesta terça-feira (16)

O número total de participantes ultrapassou a marca de 3,9 milhões, evidenciando a amplitude e relevância do exame.

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

Os tão aguardados resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, serão revelados nesta terça-feira, 16 de janeiro. A ansiedade dos participantes será finalmente saciada, com a divulgação das notas disponível através da Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br.

O Ministério da Educação (MEC) destacou que as notas dos “treineiros”, aqueles que realizaram o exame buscando uma autoavaliação sem concorrer a vagas, serão divulgadas em março. O número total de participantes ultrapassou a marca de 3,9 milhões, evidenciando a amplitude e relevância do exame.

O espelho das redações, contendo a avaliação detalhada, estará acessível 90 dias após a divulgação dos resultados. O MEC reforça que as redações são minuciosamente avaliadas com base nas cinco competências da matriz de referência, com a possibilidade de alcançar até 1000 pontos. Contudo, há critérios que podem resultar em nota zero, como fuga ao tema, extensão inferior a sete linhas, trechos desconexos do tema proposto, falta de obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Para além de ser um indicador do desempenho escolar ao término da educação básica, o Enem desempenha um papel crucial como a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, através de plataformas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Além disso, os resultados servem como critério único ou complementar em processos seletivos, sendo também fundamentais para o acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Enem, assim, continua a moldar os caminhos educacionais e profissionais de milhões de brasileiros.

Fonte: Jornal Rondônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.