A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) necessita com urgência de doações de sangue. A Fhemeron fica localizada na Avenida Jorge Teixeira, Bairro Industrial, na zona Norte de Porto Velho. Os atendimentos são de segunda a sexta das 07:15h às 18h e aos sábados até às 12h.
O jornal conversou com a Maria Luiza Pereira, que é assistente social e gerente de Captação da Fhemeron. Ela contou ao jornal que o estoque de sangue baixou consideravelmente, principalmente os tipos O+, A+ e O-.
Ela contou também que o mês de dezembro teve poucos doadores e que as coletas em comparação aos anos anteriores tiveram uma queda muito grande.
A assistente social enfatizou que o mês de janeiro tem uma diminuição considerável nas doações, que se dão por conta das chuvas, férias, casos de gripes e dengues que são comuns nessa época do ano.
O mais preocupante para a gerente de Captação da Fhemeron é que a baixa no estoque continua, mas o quantitativo de cirurgias continua as mesmas. Ela explicou que as cirurgias não são canceladas pela falta de sangue, porém acabam sendo adiadas.
“Independentemente de ter um conhecido precisando de sangue, todos os dias têm um desconhecido que também vai fazer uma cirurgia, que está no Hospital João Paulo ll, na urgência e na emergência. A gente precisa dessa colaboração direta e independente do tipo sanguíneo, ele vai salvar a vida de quem também está precisando”, disse ela.
Maria Luiza disse também, que a Fhemeron tem buscado fazer linha de transmissão via WhatsApp para captar esses doadores. E disse que a imprensa tem sido uma aliada na divulgação para chamar esses doadores até a fundação.