Aeronáutica abre concurso com quase 400 vagas

O Comando da Aeronáutica, por meio do seu Departamento de Ensino, divulgou as normas do concurso publico em âmbito nacional, ...

Por Assessoria

Atualizado em:

O Comando da Aeronáutica, por meio do seu Departamento de Ensino, divulgou as normas do concurso publico em âmbito nacional, regido pela portaria DEPENS n° 587-T/DPL para ingresso no curso de formação de Sargentos para o primeiro semestre de 2018 (IE/EA CFS 1/2018).

São disponibilizadas 358 vagas, confira:

Aeronavegantes: 87 vagas nas especialidades de Mecânica de Aeronaves/sexo masculino (50), Material Bélico/sexo masculino (13), Comunicações/ambos os sexos (14) e Foto Inteligência/ambos os sexos (10).

Não-Aeronavegantes: 143 vagas nas especialidades de Guarda e Segurança/sexo masculino (30), Eletricidade e Instrumentos/ambos os sexos (18), Equipamento de Voo/ambos os sexos (06), Meteorologia/ambos os sexos (10), Suprimento/ambos os sexos (14), Informações Aeronáuticas/ambos os sexos (10), Cartografia/ambos os sexos (06), Desenho/ambos os sexos (05), Estrutura e Pintura/ambos os sexos (08), Eletromecânica/ambos os sexos (12), Metalurgia/ambos os sexos (06) e Bombeiro/ambos os sexos (18).

Controle de Tráfego Aéreo: 128 vagas para ambos os sexos.

Dentre os requisitos para participar da seleção, é necessário que o candidato seja brasileiro, voluntário, tenha idade entre 17 a 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2018 – se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar os exames e, se convocado para prosseguimento no certame, estar autorizado a participar das fases subsequentes. É necessário ainda que o candidato tenha concluído o ensino médio na data da concentração final do certame.

Durante a realização do estágio, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR e fará jus à remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei para aluno de Escola de Formação de Sargentos, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

As inscrições deverão ser efetuadas no período de 19 de janeiro a 17 de fevereiro de 2017 e o valor cobrado por taxa de inscrição é de R$ 60,00. Os interessados irão se inscrever por meio das páginas eletrônicas:

Comando da Aeronáutica (COMAER): http://www.fab.mil.br/eear

Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR): http://ingresso.eear.aer.mil.br/

O exame de admissão constará das seguintes etapas:

a) Provas escritas;

b) Inspeção de saúde;

c) Exame de aptidão psicológica;

d) Teste de avaliação do condicionamento físico;

e) Validação documental.

As provas escritas serão realizadas nas localidades onde se encontram as Organizações Militares de Apoio (OMAP) designadas pelo DEPENS para coordenar os eventos do exame, cuja relação consta do anexo D do edital. As provas citadas abrangerão os conteúdos programáticos e as referências constantes do anexo E do edital, e serão compostas de questões objetivas de múltipla escolha. A data prevista para aplicação é em 14 de maio de 2017.

Importante ressaltar que não haverá segunda chamada para a realização de qualquer etapa supracitada, não cabendo, por consequência, solicitação de adiamento de qualquer uma das etapas ou tratamento diferenciado para algum candidato, independentemente do motivo.

Os aprovados em todas as etapas e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 07 de janeiro de 2018, para matrícula no curso, que tem duração aproximada de dois anos. Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento Especialista da Aeronáutica.

O edital completo e demais informações encontram-se disponíveis nos sites já informados para a inscrição.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.