Sisu 2024 divulga primeira chamada nesta terça- feira

O processo seletivo do Sisu utiliza a média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério principal, levando em consideração o limite de vagas por curso e modalidade de concorrência.

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma eletrônica gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Seu principal propósito é facilitar o processo de seleção de candidatos para ingresso em instituições públicas de ensino superior em todo o país. O Sisu utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério principal de seleção, levando em conta a média obtida pelos candidatos.

O cronograma do Sisu para o ano de 2024 incluiu as seguintes etapas:

  • Inscrições: realizadas entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2024.
  • Divulgação dos resultados da 1ª chamada: ocorreu em 30 de janeiro de 2024.
  • Período de matrículas dos selecionados na 1ª chamada: de 1º a 7 de fevereiro de 2024.
  • Participação na lista de espera: os candidatos que não foram selecionados na 1ª chamada puderam manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024.
  • Resultado das listas de espera: as datas para divulgação dos resultados da lista de espera variam de acordo com cada universidade.

O Sisu também considera o perfil socioeconômico dos candidatos para aplicação da Lei de Cotas, visando garantir o acesso de estudantes de diferentes contextos sociais ao ensino superior público.

CONFIRA RESULTADOS AQUI

No entanto, é importante ressaltar que algumas instituições de ensino, como a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), optaram por não participar do Sisu em determinadas edições ou em todas. A Unir e o IFRO possuem sistemas próprios de seleção de alunos, utilizando as notas do Enem como critério, o que proporciona oportunidades para estudantes de Rondônia, especialmente os provenientes de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

As razões para a não adesão ao Sisu por parte dessas instituições incluem diferenças entre o cronograma do Sisu e o calendário acadêmico das instituições, bem como a possibilidade de prejuízo aos alunos ingressantes devido ao tempo de espera entre as chamadas para matrícula no programa e o início das aulas nos campi.

Fonte: Jornal Rondônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.