Governo Federal anuncia concurso público nacional unificado com mais de 6 Mil vagas para 21 Órgãos

Com um total de mais de 6 mil vagas, este é o primeiro CNPU, abrangendo 21 órgãos públicos em todo o país.

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

Nesta quarta-feira (10), o governo federal divulgou o edital do aguardado Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), apelidado carinhosamente de “Enem dos concursos”. Com um total de mais de 6 mil vagas, este é o primeiro CNPU, abrangendo 21 órgãos públicos em todo o país.

Uma notável expansão ocorreu no número de cidades em que as provas serão realizadas, chegando a 220 no total. Rondônia conta com quatro delas, incluindo Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. Acesse aqui a lista de vagas do concurso.

As inscrições para este concurso inovador começarão em 19 de janeiro e se estenderão até 9 de fevereiro, sendo a Fundação Cesgranrio a banca responsável pela seleção.

Destacando-se como uma informação relevante, os valores das taxas de inscrição foram divulgados: R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior. Vale ressaltar que há possibilidade de isenção para inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e aqueles que foram ou são bolsistas do Prouni ou Fies.

Os candidatos terão a oportunidade de concorrer a quantas vagas desejarem em diferentes órgãos federais, desde que estejam dentro de uma mesma área de atuação (bloco temático), pagando uma única taxa.

Dentre as vagas disponíveis, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs), enquanto 20% serão destinadas a pessoas negras. No caso dos cargos da Funai, 30% das oportunidades serão direcionadas para indígenas.

As provas estão programadas para o dia 5 de maio, divididas em dois períodos: matutino e vespertino. O formato varia de acordo com o nível, abrangendo provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, além de avaliações discursivas para determinados cargos.

Fonte: Jornal Rondônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.