Prefeitura começa vacinar idosos 70+ e imunossuprimidos a partir de sexta (17)

A partir da próxima sexta-feira (17), idosos com idades a partir dos 70 anos e pacientes imunossuprimidos já podem tomar ...

Por portovelho.ro.gov.br

Publicado em:

A partir da próxima sexta-feira (17), idosos com idades a partir dos 70 anos e pacientes imunossuprimidos já podem tomar a dose de reforço contra a covid-19. A vacinação ocorre no IG Shopping, zona Leste da capital, e Porto Velho Shopping, onde também estão sendo disponibilizadas a primeira e a segunda dose dos imunizantes.

Segundo a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizeth Gomes, o primeiro dia de aplicação da terceira dose registrou pouca procura, fazendo com o que o Município adiantasse os grupos prioritários. “Baixamos a faixa etária de 80 para 70 anos e adiantamos os imunossuprimidos que seriam atendidos na próxima semana. Esses dois grupos são os preconizados hoje pelo Ministério da Saúde”, explica.

Para receber a terceira dose, a pessoa deve atender a dois requisitos básicos: ter 70 anos ou mais e ter tomado a segunda dose do imunizante, ou dose única, no período de 180 dias (seis meses). Já para os imunossuprimidos, pessoas com algum tipo de deficiência imunológica, o prazo entre as doses é de 28 dias.

A enfermeira Oziane Alves, da Divisão de Imunização da Semusa, explica que, atendendo a recomendação do Ministério da Saúde, no Plano Nacional de Imunização (PNI), a vacina utilizada na aplicação da dose de reforço (terceira dose) é a da fabricante Pfizer. No entanto, se o município não dispor da vacina americana, poderá utilizar a AstraZeneca como segunda opção ou, ainda, a Janssen como terceira opção.

IG Shopping e Porto Velho Shopping são pontos estratégicos de imunização

IG Shopping e Porto Velho Shopping são pontos estratégicos de imunização

“Nossa situação é confortável porque temos a estimativa de atender 2 mil idosos com a dose de reforço e temos imunizante suficiente para atendê-los. O movimento por enquanto está tranquilo e pedimos à população que compareça. Não somente os que precisam tomar a terceira dose, mas também os que ainda não tomaram a primeira e a segunda” disse.

Segundo a servidora, cerca de 80 mil pessoas, com 18 anos ou mais em Porto Velho, ainda não tomaram nenhuma das doses.

SERVIÇO

IG Shopping, zona Leste

Endereço: Avenida Amazonas com José Amador dos Reis
Horário: das 14h às 18h

Porto Velho Shopping

Endereço: Avenida Pref. Chiquilito Erse com avenida Calama.
Horário: das 14h às 21h
Sugestão de Pauta

Fonte: portovelho.ro.gov.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.