Unidade de Saúde Agenor de Carvalho recebe população e servidores para Pré-Conferência Municipal de Saúde

A agenda de encontros segue até sexta-feira (10), na zona rural e no baixo Madeira

Por Assessoria

Publicado em:

Dando continuidade à programação que antecede a 10ª Conferência Municipal de Saúde, integrantes do Conselho Municipal de Saúde, profissionais de saúde e moradores da zona Leste de Porto Velho participaram na terça-feira (7) da Pré-Conferência Municipal de Saúde, realizada na escola Juscelino Kubitschek De Oliveira, no bairro Agenor de Carvalho.

O encontro é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para avaliar a qualidade do serviço prestado na extensão do município de Porto Velho e propor diretrizes para a construção de políticas públicas na área. Durante a pré-conferência, servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) reúnem os principais desafios enfrentados na saúde e buscam soluções para os problemas enfrentados nas suas localidades.

“As Pré-Conferências mobilizam toda a sociedade para debater propostas que contribuam para a saúde pública. O papel dos conselheiros é acompanhar, organizar o processo democrático e reunir propostas de melhoria da saúde de Porto Velho, do estado de Rondônia e de todo o Brasil”, afirma Diogo Casal, Conselheiro Municipal de Saúde que representa o Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Durante a pré-conferência foram eleitos quatro delegados titulares e quatro suplentes, profissionais de saúde e representantes da comunidade responsáveis por apresentar e defender as propostas que contribuem para o desenvolvimento do atendimento oferecido em suas localidades. A médica Ethianne Bastos, reforça o papel desses representantes na defesa dos interesses da população.

“Os nossos delegados serão os porta-vozes das nossas demandas. Esses representantes terão voz na Conferência Municipal de Saúde, e estarão aptos a participar da mesa, das discussões, para serem ouvidos e terem poder de voto”, completou.

Magno Prates, professor de libras da Universidade Federal de Rondônia, esteve na reunião e ressaltou que “o SUS deve ter cada vez mais políticas públicas que lutem pela inclusão e abranjam toda a população, inclusive as minorias, como os cadeirantes e a comunidade surda”.

Participaram da pré-conferência moradores dos bairros Agenor de Carvalho, Lagoa, Nova Porto Velho, Lagoinha, Aponiã, Planalto I e II, Cuniã, Igarapé, Escola de Polícia e Teixeirão. A agenda de encontros segue até sexta-feira (10), na zona rural e no baixo Madeira.

PREPARATIVOS

As pré-conferências estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), desde o dia 23 de fevereiro deste ano. Elas fazem parte dos preparativos para a 10ª Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada nos dias 30 e 31 de março, no auditório da Faculdade São Lucas Campus II, na capital rondoniense.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Zona Rural

-8 de março

Maria Camelo – Unidade de Saúde

Horário: 8h

-10 de março

Agrovila Nova Aliança – Residência da Dona Zeca

Horário: 9h

Baixo Madeira

-9 de março

São Carlos – EMEF Henrique Dias

Horário: 8h

-9 de março

Cujubim – USF José Gomes

Horário: 14h

-10 de março

Calama – USF Benjamim Silva

Horário: 8h

-10 de março

Nazaré – USF Maria Nobre da Silva

Horário: 14h

 

 

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.