O deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN) fez discurso emocionado da tarde desta terça-feira (05), no plenário da Assembleia Legislativa. O parlamentar relembrou parte de sua história na Polícia Militar, comentando ainda sobre os tempos difíceis que a corporação passou durante oito anos de Governo do atual Senador Ivo Cassol.
Iniciando sua fala, Boabaid comentou que o Projeto de Lei ainda não chegou na Assembleia Legislativa, porém, em conversa com Marcelo Victor Duarte Correa, Secretário Executivo do Gabinete do Governador, foi informado que a Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp), já havia aprovado o Projeto de Lei que trata sobre a reestruturação dos militares, faltando apenas a assinatura do Governador Daniel Pereira e juntada de documentações para que fosse encaminhado para a ALE/RO.
Boabaid aproveitou para pedir apoio dos deputados na aprovação do projeto, salientando que este é um assunto que já vem sendo discutido há muito tempo pelas corporações, desde que Boabaid era presente da Associação dos Familiares e Praças da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia (Assfapom) e que continuou após Jesuíno assumir uma cadeira na ALE/RO.
Sempre buscando valorização salarial, Jesuíno salientou que a classe militar passou oito anos sob um governo que sempre tratou com chicotes os servidores públicos, sem valorização e sem promoções, diferentemente da gestão do ex-governador Confúcio Moura, onde as negociações fluíram, resultando em diversos avanços em legislações, dando garantias aos militares.
“A data de hoje ficará marcada na história militar. Será dada dignidade aos homens e mulheres que dão a vida em prol de outros”, disse Jesuíno.
O deputado conversou com o presidente da casa, Maurão de Carvalho (MDB) sobre a legalidade de aprovar este projeto. “Não existe vedação eleitoral quando se trata de reestruturação, pois o orçamento que será utilizado será dentro da própria Secretaria de Segurança Pública”, afirmou Boabaid.
Ao lembrar sua história na Polícia Militar, Jesuíno Boabaid se emocionou e disse: “Como Policial Militar da reserva, eu me sinto hoje muito feliz, pois eu sei o quanto que nós sofremos para estar aqui nesta casa. Quantas pessoas duvidaram e ainda duvidam das nossas ações perante esta legislatura. Eu digo pra vocês, todos os dias que eu estive presente aqui, sempre defendi e sempre vou defender a Polícia e Bombeiro Militar. Jamais irei me acovardar, jamais irei me corromper”, pontuou.
Finalizando, Boabaid comentou: “Meu sonho sempre foi ter vocês (militares) aqui presente. Eu sei a força que a polícia militar tem, a força que o bombeiro tem, de pessoas aguerridas. Nestes três anos e cinco meses de mandato, não teve um dia que não pensei em buscar benefícios para a classe militar” concluiu Jesuíno.
Solicitando aparte, o deputado Lebrão parabenizou pelo Jesuíno Boabaid pelo trabalho que faz pelos policiais e bombeiros militares e policiais civis. “Estou no terceiro mandato e nas outras legislaturas estive junto com deputados representantes da classe militar, mas nenhum fez o trabalho que Jesuíno fez em defesa dos que fazem a segurança no estado de RO. Parabenizo a população que através do voto outorgou Jesuíno para ser a voz da classe e sem dúvida responde a tudo que é cobrado pela corporação. Faz um brilhante trabalho e merece respeito dos demais parlamentares. Jesuíno tem enriquecido a ALE através dos conhecimentos e é uma honra estar com ele na Ale”, finalizou Lebrão.