No início da manhã desta terça-feira, 10, na escadaria de entrada da Assembleia Legislativa, foi realizado uma cerimônia referência ao mês de conscientização e combate ao suicídio: Setembro Amarelo. A realização consiste em uma atividade entre os seus idealizadores, o deputado Geraldo da Rondônia, com o objetivo de expandir uma reflexão sobre a temática do suicídio.
Segundo Geraldo da Rondônia, o combate ao suicídio é uma causa que pessoalmente tem se engajado e levado em pauta em suas ações políticas. “Precisamos nos unir para realidade assustadora, de que no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens”.
Criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o dia 10 de setembro é marcado por ações de enfrentamento ao suicídio.
O deputado Geraldo da Rondônia mencionou ainda que falar sobre as problemáticas do suicídio é extremamente delicado, mas que de fato vem crescendo assustadoramente no mundo atual e precisa ser discutido em todas as classes e faixa etárias.
“Sintomas que relacionam estresse, depressão, isolamento, são algumas das possíveis causas que levam uma pessoa ao suicídio”, lembrou.
O parlamentar reforçou sobre estar engajado nesta causa tenho buscando levar as pessoas a reflexão sobre a importância da vida e das oportunidades que temos sobre ela. “Vamos aplicar a ideologia de valorizar a vida”.
“Precisamos estar atentos a este problema que já é visto como uma epidemia”. A cada 45 minutos uma pessoa tira a vida no planeta. Mas segundo a OMS, 90% das mortes podem ser evitadas se os sinais forem percebidos.