A comunidade de Cavalcante, no Baixo Madeira/RO, fica em Porto Velho/RO, e após a grande enchente do Rio Madeira, em 2014, por ser uma região mais alta, as pessoas saíram das comunidades inundadas para buscar abrigo nessa localidade. Ao fim da enchente, muitas famílias que haviam perdido tudo, decidiram permanecer no local. Hoje mais de 100 famílias sobrevivem na região e desenvolvem, principalmente, atividades de pesca e extrativismo. Originalmente, a área foi um seringal denominado Cavalcante.
Devido a sua realidade geográfica, a comunidade enfrenta desafios no acesso aos serviços públicos, entre eles, a oferta de eletricidade. Atualmente, as poucas famílias que têm acesso a energia elétrica, precisam arcar com altos custos para manter geradores a diesel.
A deputada Gislaine Lebrinha (UNIÃO) recebeu o líder comunitário, Ademir, que apresentou a realidade enfrentada pelos moradores. O encontro possibilitou uma parceria com Energisa e com a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo – SEMUR, para a levar o fornecimento adequado de eletricidade para a comunidade de Cavalcante/PVH.
Na última quinta-feira (17), técnicos da SEMUR estiveram na localidade realizando o levantamento topográfico do terreno que será doado a Energisa, para que posteriormente seja instalado a subestação de energia elétrica. Logo a comunidade estará de cara nova, cheia de luz e com mais condições para ampliar a produção de alimentos da agricultura familiar, adquirir equipamentos que poderão auxiliar no processamento e armazenamento desses produtos e até mesmo atuar com o turismo.
“O que estamos fazendo é uma força tarefa para levar dignidade aos moradores da comunidade, que ainda sofrem com traumas passados causados pela enchente do Rio Madeira. Gostaria de agradecer ao líder Ademir, que nos trouxe a solicitação, e ao Secretário da SEMUR, Edemir Monteiro, que tem sido solícito ao nosso pedido”, destaca a deputada.