Um professor não identificado do Instituto Federal de Rondônia – Ifro, foi afastado do cargo sob suspeita de importunação sexual contra pelo menos quatro alunas menores de idade. Na última segunda – feira (25/09), o mesmo se tornou alvo da Operação Prostasia da Polícia Federal – PF.
De acordo com informações da PF, quatro alunas, todas menores, chegaram a relatar que o professor utilizou cargo que ocupa para constranger as vítimas através de toques físicos.
O caso inicialmente, foi tratado na Delegacia de Atendimento à Mulher de Ariquemes – RO. Todavia, foi levado em consideração que o crime aconteceu dentro de um instituto Federal por um docente, a denúncia foi repassada para a esfera federal.
Na segunda – feira, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão contra o suspeito, sendo o mesmo, afastado do cargo por um período previsto de seis meses.
O Ifro informou através de nota, que professor já estava sendo investigado internamente. A medida adotada pela instituição foi remanejar outro professor, após a determinação da Justiça, o servidor foi oficialmente afastado.
O instituto ainda informou que em questões de recebimento de denúncias, o Ifro possui canais institucionais para recebimento de forma anônimas sobre comportamentos indevidos.