Rede municipal oferece tratamento para dependência química em Porto Velho

O local funciona em regime de portas abertas, sem necessidade de agendamento ou encaminhamento médico

Por Jornal Rondônia com informações Prefeitura de Porto Velho

Publicado em:

A dependência de drogas lícitas ou ilícitas é uma doença crônica que afeta diretamente a saúde, o trabalho e o ambiente social dos indivíduos. Em Porto Velho, a população que sofre com o uso de substâncias psicoativas pode buscar atendimento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).

O departamento conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais, que se dedica ao atendimento de adolescentes e adultos (no que diz respeito ao disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente) com transtornos decorrentes do uso de crack e álcool. e outras drogas.

O site funciona de portas abertas, ou seja, sem a necessidade de planejamento prévio ou recomendação médica. Segundo Shelton Botelho, diretor do CAPS AD, a unidade realizou 12.343 atendimentos em 2022. A maior demanda por ajuda era o vício em drogas. Para atender a população, explica Shelton, os profissionais atuam para diminuir e sanar os malefícios causados ​​pelo vício.

“O usuário que procura o CAPS AD é acolhido e envolvido no desenvolvimento de um projeto terapêutico diferenciado e específico para suas necessidades e exigências. As equipes multidisciplinares utilizam diversas intervenções e estratégias de internação, como psicoterapia, acompanhamento clínico em psiquiatria, medicação assistida, atendimento familiar e domiciliar, entre outras.

A luta contra as drogas e o alcoolismo

O uso de substâncias psicoativas é uma das principais causas de comportamento compulsivo que contribui para situações de violência, aumento da criminalidade, transmissão de infecções sexualmente transmissíveis e até gravidez indesejada.

Além disso, o consumo desenfreado de álcool promove o aumento de doenças como alcoolismo, hipertensão, cirrose e câncer de fígado. Além de causar inúmeros transtornos mentais, como alucinações, o uso de drogas pode causar problemas cardíacos e respiratórios.

De acordo com o calendário da Organização Mundial da Saúde, 20 de fevereiro é o Dia Nacional do Abuso de Drogas e Álcool. Segundo o diretor do CAPS AD, o cuidado deve ir além do prazo e as ações de prevenção ao vício devem ser contínuas.

“A unidade realiza atividades para o tratamento de dependências químicas por meio de psicoterapias em grupo e terapias ocupacionais, como aulas de violão. Nossas equipes oferecem atendimento em regime de atenção diária e desenvolvem ações individuais e coletivas, que buscam a reinserção social de seus usuários, pelo acesso a trabalho, moradia, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.” finaliza Shelton.

O CAPS AD está localizado na Av. Guaporé, número 3929, bairro Flodoaldo Pontes Pinto. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Fonte: Jornal Rondônia com informações Prefeitura de Porto Velho

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.