Mais de 300 mulheres são atendidas em ação da Semusa para colocar DIU e fazer laqueadura

Cento e trinta mulheres implantaram o Dispositivo Intrauterino (DIU) durante ação realizada pela Coordenação de Saúde da Mulher da Semusa ...

Por Rondoniagora

Atualizado em:

POLÍTICA

TRE-RO defere registro de candidatura de Ribamar de Araujo para Candeias do Jamari

O candidato Jose Ribamar de Araujo a prefeito de Candeias do Jamari, (coligação Uma nova história para Candeias do Jamari/ PL) e seu vice-prefeito, tiveram o deferimento de suas candidaturas  ...

Cento e trinta mulheres implantaram o Dispositivo Intrauterino (DIU) durante ação realizada pela Coordenação de Saúde da Mulher da Semusa e pela Maternidade Municipal Mãe Esperança no último sábado (22), em Porto Velho. Outras 154 agendaram o procedimento de laqueadura.

Segundo a Semusa, as mulheres interessadas foram convocadas para se submeterem aos procedimentos. Entre os exames exigidos, alguns foram disponibilizados na hora, como foram 130 testes de gravidez e 600 testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatites B e C.

Durante a toda a manhã de sábado, diversas mulheres estavam no Centro de Referência Saúde da Mulher (CRSM) aguardando atendimento. “O atendimento foi garantido a todas as mulheres que aguardavam na fila. Quanto a laqueadura, a cirurgia será na maternidade – elas já saíram com as datas dos exames agendadas”, afirmou Marilene Penati, diretora da maternidade.

Eliana Pasini, titular da pasta da Saúde, afirmou que inicialmente os atendimentos eram direcionados as mulheres que aguardavam na fila da regulação para realizar o procedimento, porém das 200 mulheres agendadas apenas 33 compareceram. Com isso, as que estavam com a data da laqueadura marcada, mas não compareceram para fazer o procedimento, não poderão reagendar durante o período de 30 dias, esclarece a Semusa.

Nova ação

No próximo sábado (29) também haverá atendimentos no CRSM, das 8h às 13h, e das 14h às 18h. Além das mulheres que aguardam na fila da regulação, aquelas que têm interesse podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para agendar o procedimento.

Fonte: Rondoniagora

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.