Deputados lançam frente pela pavimentação da BR que liga Porto Velho a Manaus

A rodovia é essencial para a conectividade da região e o transporte de mercadorias, além de servir como via de acesso para as populações locais.

Por Jornal Rondônia

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A formação de uma Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, com o apoio de mais de 190 deputados federais, é um passo significativo na busca por melhorias na rodovia que liga Porto Velho a Manaus. O objetivo principal dessa frente é garantir a manutenção adequada da BR-319 em toda a sua extensão, o que é fundamental para o desenvolvimento econômico e a conectividade da região amazônica.

A BR-319 é uma rodovia de grande importância para a região, mas enfrenta desafios de infraestrutura, principalmente durante a temporada de chuvas, quando as condições de tráfego se tornam extremamente difíceis. A atuação da frente parlamentar ao longo de um prazo de quatro anos pode ser fundamental para pressionar o governo a tomar medidas concretas para melhorar as condições da rodovia, o que pode incluir a pavimentação de trechos críticos, a realização de obras de manutenção e a implementação de medidas de segurança.

O deputado Fausto Santos Júnior, do Amazonas, é o proponente da frente parlamentar que desempenhará um papel importante na coordenação dos esforços em prol da BR-319. Espera-se que essa iniciativa contribua para a melhoria da infraestrutura de transporte na Amazônia, beneficiando não apenas o comércio e a mobilidade, mas também as comunidades locais e o desenvolvimento sustentável da região.

A exclusão da pavimentação da BR-319 do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agosto pode ser explicada pelas preocupações ambientais mencionadas. A questão ambiental é de extrema importância quando se trata de projetos de infraestrutura na região amazônica, considerando o impacto que a pavimentação de estradas pode ter no desmatamento, na biodiversidade e no equilíbrio ecológico da região.

A posição do governo federal de que a rodovia só deve ser reconstruída com garantias de sustentabilidade ambiental é uma abordagem responsável e sensível às preocupações ecológicas da região. Isso destaca a importância de se realizar estudos detalhados e adotar medidas de mitigação ambiental rigorosas ao considerar a pavimentação da BR-319.

A Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, ao buscar uma comunicação eficaz com o governo federal e apresentar propostas para revitalização da rodovia, pode desempenhar um papel importante em encontrar soluções que atendam tanto às necessidades de infraestrutura quanto às preocupações ambientais da região amazônica.

A BR-319 desempenha um papel crucial na ligação terrestre do estado do Amazonas com outras regiões do país, tornando-se um importante corredor de transporte na Amazônia. Com mais de 800 quilômetros de extensão, a rodovia é essencial para a conectividade da região e o transporte de mercadorias, além de servir como via de acesso para as populações locais.

No entanto, é amplamente reconhecido que a BR-319 enfrenta graves problemas de infraestrutura, com apenas os segmentos próximos às capitais, como Porto Velho e Manaus, sendo asfaltados. Os trechos não pavimentados da rodovia são conhecidos por suas péssimas condições, especialmente durante a temporada de chuvas na região, tornando o tráfego difícil e perigoso.

A pavimentação e a manutenção adequada da BR-319 são temas de longa data de debate e discussão, envolvendo questões como impactos ambientais, custos e desafios logísticos. Como mencionado anteriormente, a preocupação com a sustentabilidade ambiental é uma das principais barreiras para a pavimentação, dada a importância da Floresta Amazônica na região.

Fonte: Jornal Rondônia

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