Com o objetivo de combater esse problema e oferecer novas possibilidades para os jovens de Rondônia, o deputado estadual Alex Redano apresentou uma indicação que propõe a criação do Programa “Jovem Aprendiz Rondoniense”, voltado à formação técnico-profissional para os jovens no âmbito da administração pública direta e indireta do Poder Executivo do Estado.
“É uma oportunidade única que pode abrir portas, não só para um emprego, mas para um futuro com mais possibilidades”, afirma o deputado Alex Redano, que destaca a importância da união entre governo, sociedade civil e empresas para tornar essa proposta uma realidade.
O programa “Jovem Aprendiz Rondoniense” pretende integrar essa juventude ao mundo do trabalho de maneira estruturada e inclusiva, focando principalmente em atividades que envolvem a administração pública estadual, uma área que pode gerar diversas vagas e qualificar jovens em diferentes áreas. Entre as possíveis oportunidades estão vagas em setores administrativos, serviços públicos e outras áreas, o que permite uma formação prática com visão de gestão e cidadania. Frisou o deputado.
A expectativa e o futuro do programa:
O programa está sendo projetado com a visão de se tornar uma política pública de longo prazo, que pode ser ampliada ao longo dos anos para beneficiar cada vez mais jovens rondonienses. A proposta já está sendo debatida nas câmaras estaduais e a expectativa é de que, em breve, a legislação seja aprovada, garantindo que o projeto se torne uma realidade.
Texto: Mateus Andrade | Assessoria Parlamentar
Foto: Antônio Lucas| Secom ALE/RO