Defesa Civil intensifica monitoramento de áreas de risco

Caso os 15 metros sejam atingindo, o Madeira entra em cota de alerta e após os 17 metros, já existe a probabilidade de transbordamento.

Por Jornal Rondônia com Informações do SMC

Atualizado em:

O monitoramento continua sendo realizado diariamente pela Defesa Civil do Municipal principalmente nas regiões que costumam ser mais atingidas pela cheia, como as comunidades do baixo, médio e alto madeira, além de alguns bairros da zona urbana de Porto Velho, como Triângulo, Baixa da União, São Sebastião, Nacional, Cai n’Água e Balsa. De acordo com a Prefeitura de Porto Velho, na última sexta – feira (24/02) o nível do rio chegou a 14 metros.

Lembrando que neste período do ano é comum a oscilação da cota do rio, mas a partir do momento que os 14 metros e atingindo a Defesa Civil entra em estado de atenção, já que a previsão de chuvas na cabeceira ainda existe. Caso os 15 metros sejam atingindo, o Madeira entra em cota de alerta e após os 17 metros, já existe a probabilidade de transbordamento.

Além do monitoramento permanente das áreas de risco que estejam sujeitas, por exemplo, a deslizamentos de terra ou alagamentos, os agentes da Defesa Civil também prestam orientação à população que mora em locais considerados de risco a procurar abrigos seguros e, dependendo dos casos, ajudam com os deslocamentos.

Um trabalho preventivo está sendo desenvolvido com moradores do Beco Birro, Beco Rede, Beco Gravatal, Triângulo e Cai N’água. Outra função é dar suporte em atendimentos assistenciais em casos de emergência. Em cenário de chuvas fortes e transbordo, a orientação é para que o cidadão busque abrigo e permaneça em local seguro. Havendo necessidade, estão disponíveis os telefones
199 ou (69) 98473-2112

Fonte: Jornal Rondônia com Informações do SMC

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.