Agevisa destaca a importância da vacinação contra o sarampo em RO

Desde junho de 2018, não houve caso de Sarampo confirmado em Rondônia. O que para Agência Estadual de Vigilância em ...

Por Secom - Governo de Rondônia

Publicado em:

Desde junho de 2018, não houve caso de Sarampo confirmado em Rondônia. O que para Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), significa uma grande conquista, pois os estados próximos, como Manaus e Roraima ainda enfrentam surtos da doença.

Para prevenir contra está e outras doenças, Rondônia recebe uma média mensal de 22 mil doses da vacina tríplice viral e tetra viral (a primeira para até um ano de idade e a segunda aos 15 meses), e vai receber um reforço neste período de mais 15 mil doses, segundo o coordenador estadual de Imunização Ivo Barbosa.

De acordo com a médica sanitarista Arlete Baldez, gerente técnica de Vigilância Epidemiológica da Agevisa, o Estado está preparado com estrutura e quantidade de vacina suficiente, na quantidade da demanda e com possibilidade de reforço do Ministério da Saúde. Ela foi enfática ao conclamar a sociedade a fazer sua parte e levar, principalmente, as crianças aos postos para receberem a dose da vacina e ficarem protegidos da doença.

Arlete Baldez chamou atenção para um dado preocupante em relação à responsabilidade dos gestores municipais. Segundo ela, apenas 11 dos 52 municípios do Estado estão com a cobertura vacinal adequada e em dia. Os outros 41 municípios devem adotar medidas urgentes para cumprir esta obrigação, e vacinar toda a população de risco.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.