Pelo menos dois supermercados foram autuados na noite de sábado 16, durante fiscalização realizada pelas equipes dos setores de Vigilância em Saúde, Código de Postura e Tributário da Prefeitura de Cacoal. A ação foi deflagrada após denúncia da população à Prefeitura.
Falta do espaçamento obrigatório de um metro e meio na fila, excesso de pessoas dentro do estabelecimento, aglomeração nos caixas, uso inadequado da máscara e crianças, foram algumas das irregularidades encontradas pelos fiscais. Em pelo menos um estabelecimento a multa deve chegar a 40 UFC.
O responsável pelo setor de fiscalização da Prefeitura Itamar Neris da Silva, que acompanhou a ação dos fiscais, alertou que o município já realizou o trabalho de conscientização junto à população e ao comercio em geral. “A fase de orientação passou, agora devemos autuar os que não estiverem cumprindo o decreto”, disse Itamar.
Itamar Neris explicou ainda que, a primeira fiscalização, dependendo do caso, será aplicada a multa e recomendação, caso haja nova reincidência o estabelecimento poderá ter o alvará de funcionamento suspenso.