Um ônibus escolar tombou na BR-364 na tarde desta sexta-feira (8). O acidente aconteceu no km 20 da via, que fica na altura do município de Vilhena (RO), região do Cone Sul. No veículo, havia mais de 50 estudantes.
Os alunos são da área rural da cidade. Uma equipe do Corpo de Bombeiros se deslocou ao local do acidente. Ao menos sete estudantes tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital Regional de Vilhena. Os demais retornaram para casa.
Um perito da Polícia Técnica esteve na região onde o transporte escolar tombou para dar início aos trabalhos de investigação. O motorista do ônibus escolar disse que acabou perdendo o controle do veículo.
O dono da empresa de transporte que presta serviço à prefeitura negou que tenha ocorrido algum problema mecânico. Ele chegou a apresentar documentos da Secretaria de Educação, comprovando que o veículo passou por uma vistoria em janeiro deste ano.
O secretário municipal de Educação da cidade, Clésio Cássio, confirmou a vistoria e disse que providências serão tomadas. Ele esteve na unidade hospitalar acompanhando os alunos que ficaram feridos.
ATUALIZAÇÃO
De propriedade da empresa Vilhena Transportes, o veículo foi vistoriado em janeiro pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia) e também pelo Setor de Transportes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebendo o laudo de aprovação no mesmo mês.
Caso o veículo tenha sofrido danos que o impossibilitem de circular na próxima semana, a empresa deve, por contrato, substituir o veículo para que os alunos não sejam prejudicados no transporte escolar.
A Prefeitura acompanha de perto o caso, no Hospital, na rodovia e no Setor de Transportes prestando informações aos familiares e averiguando as causas do acidente, que serão informadas após término da perícia oficial. O secretário de Educação, Clésio Costa, garante que suspeitas de irregularidades no ônibus da empresa ou no transporte dos alunos serão apuradas com rigor.
De acordo com testemunhas oculares do ocorrido, o ônibus era conduzido em baixa velocidade e perdeu o controle ao tentar evitar colisão com o veículo que trafegava à frente. Moradores do local teriam ajudado na retirada dos alunos do ônibus.