Unir publica edital com 2.620 vagas para graduação em 2024

As inscrições, gratuitas, estarão abertas de 16 a 28 de janeiro, exclusivamente online.

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) divulgou o edital para o Processo Seletivo Unificado (PS Unir) 2024, oferecendo 2.620 vagas em 63 cursos nos campi localizados em oito cidades do estado. As inscrições, gratuitas, estarão abertas de 16 a 28 de janeiro, exclusivamente online.

Dentre as novidades, destaca-se a bonificação de 18% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes de escolas públicas de Rondônia. Além disso, o PS Unir 2024 oferece vagas específicas para indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e Pessoas com Deficiência (PcDs), somando-se às cotas já existentes.

A seleção será pela nota do Enem, permitindo que o candidato escolha entre as edições de 2023, 2022 ou 2021. O ingresso com as notas do Ensino Médio está previsto apenas para cursos que não preencham todas as vagas pelo Enem.

A bonificação regional consiste em um acréscimo de 18% na nota do Enem para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas de Rondônia.

Os candidatos poderão se inscrever de 16 a 28 de janeiro, escolhendo entre dois editais lançados de forma conjunta: um para Ações Afirmativas próprias da Unir (indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs) e outro para as demais vagas, incluindo cotas existentes e vagas de ampla concorrência.

As Ações Afirmativas garantem cinco vagas reservadas em cursos com mais de 30 vagas, priorizando, em ordem, indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs.

Após a divulgação do resultado final, serão publicados editais para bancas de Heteroidentificação, Verificação e Validação, utilizadas pela primeira vez na Unir para análise das candidaturas de cotas e ações afirmativas.

A primeira chamada para matrículas está prevista para março, com início das aulas em 11 de abril, conforme o Calendário Acadêmico 2024.

Todas as informações, documentos e cronograma do PS Unir 2024 estão disponíveis no site da Unir. Dúvidas e auxílios podem ser obtidos pelo Serviço de Orientação ao Usuário, o SOU Unir, via e-mail (sou@unir.br) ou WhatsApp (69) 2182-2016.

Fonte: Jornal Rondônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.