Unir anuncia mudanças, além de vagas para pessoas trans, quilombolas e do campo

Mais vagas foram reservadas também para indígenas e pessoas com deficiência.

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) implementou uma nova política de ações afirmativas, ampliando as categorias de beneficiários e reconfigurando o sistema de distribuição de vagas em seus cursos.

A Unir agora inclui pessoas trans, quilombolas e do campo como beneficiários de suas políticas de ações afirmativas. Além disso, ampliou as vagas reservadas para indígenas e pessoas com deficiência.

Distribuição de Vagas a partir de 2024:

  • Pelo menos 50% das vagas serão preenchidas por meio da lei de cotas.
  • 10% das vagas serão preenchidas por meio de ações afirmativas próprias, com até 40% das vagas destinadas à ampla concorrência.

No processo seletivo de 2024, haverá uma transição entre a política atual e a nova. As notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão usadas exclusivamente para a seleção.

A partir de 2025, as vagas garantidas por meio de ações afirmativas terão um processo seletivo específico. Isso pode incluir a aplicação de provas de redação em conformidade com o curso escolhido e o grupo social especificado.

Candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas de Rondônia terão suas notas acrescidas em 18%.

A nova política estabelece a criação de comissões de heteroidentificação para verificar os candidatos que optarem pelas cotas ou ações afirmativas. Essas comissões terão representantes externos desses públicos para realizar a verificação.

Essas mudanças visam a promover a diversidade e a inclusão na Universidade Federal de Rondônia, garantindo que diferentes grupos sociais tenham a oportunidade de acessar o ensino superior.

Fonte: Jornal Rondônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.