Prazo para pré-selecionados do Fies finalizarem inscrição termina hoje (17/03)

Dados devem ser inseridos no portal de acesso único

Por Jornal Rondônia com informações Agência Brasil

Publicado em:

Os candidatos que foram pré-selecionados em edital único para 2023 pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do Ministério da Educação (MEC), divulgado na última terça-feira (14), têm até esta sexta-feira para preencher os dados de inscrição.

Essa é uma das etapas do processo seletivo para alunos que contratam financiamento público para estudar em universidades privadas. Os dados do aluno devem ser inseridos exclusivamente por meio do portal Acesso Unificado ao Ensino Superior.

Próximos passos
Após a formalização do cadastro no portal, é necessário confirmar as informações declaradas em até cinco dias úteis. Os candidatos devem se inscrever diretamente na faculdade onde foram pré-selecionados.

A comissão permanente de supervisão e controlo da instituição informa o aluno sobre a forma como pretende receber a documentação necessária à validação – seja em suporte físico ou digital.

Após essa etapa, o aluno deve ir ao banco para fazer o financiamento, observando os prazos estabelecidos no decreto do Fies.

Fies

O programa do MEC, criado em 2001, visa fornecer recursos financeiros aos alunos de universidades privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e aos que aderiram ao programa.

De acordo com o edital, o aluno candidato ao financiamento deve ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, as condições de financiamento dependem principalmente dessa renda familiar. Para calcular o valor per capita, é necessário somar a renda bruta de todos os membros da família e dividir pelo total de pessoas pertencentes a esse grupo.

O aluno cujos estudos são financiados pelo Fies começa a quitar a dívida contraída somente após a formatura, na forma de contrato. A parcela devida será descontada diretamente da fonte formal de emprego. Caso o aluno ainda não esteja empregado, deverá pagar parcelas mensais iguais ao pagamento mínimo exigido para o financiamento.

Ao longo do curso, o aluno paga apenas um percentual da mensalidade, não incluso no financiamento, além dos custos operacionais do contrato e seguro de vida.

Fonte: Jornal Rondônia com informações Agência Brasil

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.