Alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM), de Porto Velho tiveram neste sábado (4), uma aula diferente da habitual e conheceram em campo as mudanças que aconteceram nos últimos anos nas margem do Rio Madeira com a instalação de duas usinas hidrelétricas.
O projeto “Aula Barco” do CTPM com várias parcerias, visa mostrar a alunos e professores os danos causados com a chegada dos empreendimentos de energia elétrica, além de um pouco das belezas que restaram.
A “Aula Barco” deste sábado teve a abertura ministrada pelo diretor da Defesa Civil Marcelo Santos, que ao longo do percurso de mais de 2h detalhou tudo que aconteceu na região. Marcelo fez questão de falar e mostra do fenômeno natural chamado “Terra Caída”, que causa erosão as margens do rio e engole residências. Na região ribeirinha de Porto Velho, o fenômeno ganhou força, por conta do forte banzeiro, ocasionado com a abertura das comportas da Usina.
Para os alunos a oportunidade foi satisfatória, pois além de conhecerem um pouco da história da capital, foi passado também os males causados com a chegada das usinas.
O projeto que teve a primeira aula ministrada em 2017 é acompanhado pelo historiador Anísio Gorayeb e representantes da Associação dos Moradores da Comunidade Tradicional do Bairro Triângulo.