Eletrobras e Caixa apoiam produção cultural brasileira

Cultura - segunda-feira, 05/08/2019 às 16h36min • Atualizado 16h37min
Eletrobras e Caixa apoiam produção cultural brasileira
Investimento estatal: Eletrobras e Caixa apoiam produção cultural brasileira

O governo federal está investindo no fomento a atividades culturais no Brasil. As empresas Eletrobras vão desembolsar R$ 6,35 milhões no apoio a projetos de artes cênicas e patrimônio cultural imaterial. As inscrições para o edital de seleção podem ser feitas até 23 de agosto. Já a Caixa divulgou os 150 projetos vencedores do programa de ocupação de seus espaços culturais em sete cidades: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Com o programa, o banco investe R$ 17,6 milhões em cultura somente no segundo semestre de 2019.

“Nós estamos bastante satisfeitos com o lançamento da sétima edição do programa cultural da Eletrobras, que havia sido prometido pelo presidente da estatal, Wilson Ferreira Júnior, ao ministro Osmar Terra, e também com o resultado do edital de ocupação dos espaços culturais da Caixa em várias capitais do País”, afirma o secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires. “Esperamos que outras estatais também possam, em breve, lançar editais de fomento à cultura brasileira”, acrescenta.

O edital da Eletrobras prevê o apoio a projetos culturais em dois segmentos: a) artes cênicas/teatro, subdividido em produção de teatro adulto (obras inéditas), produção de teatro infantojuvenil (também obras inéditas), circulação de espetáculos teatrais (não inéditos) e festivais de teatro; e b) patrimônio cultural imaterial, dividido em pesquisa, documentação e informação, salvaguarda e sustentabilidade, promoção e difusão e capacitação e transmissão.

Podem participar pessoas jurídicas sem fins lucrativos de natureza cultural e pessoas físicas que sejam brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil. As inscrições devem ser realizadas neste link [http://www.eletrobras.com/psa]. O resultado será divulgado até 17 de outubro, com contratações de 21 de outubro a 13 de dezembro de 2019. Acesse o edital e o Manual do Proponente.

Investimento estatal: Eletrobras e Caixa apoiam produção cultural brasileira

Investimento estatal: Eletrobras e Caixa apoiam produção cultural brasileira

Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural

Projeto do Duo Gisbranco com Jaques Morelenbaum integra a programação da Caixa Cultural 2019, em Brasília (Foto: Divulgação)
Os 150 projetos selecionados no Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural 2019 estão disponíveis neste link.

Entre os vencedores, 36 são itinerantes e realizarão atividades em mais de um dos centros culturais mantidos pelo banco. Somente em 2018, os espaços da Caixa Cultural receberam mais de 1,4 milhões de visitantes.

A seleção contemplou projetos nas áreas de artes visuais, teatro, dança, música, cinema e vivências, que serão realizados a partir de agosto pelas sete unidades da Caixa Cultural. Foram inscritos 4.554 projetos de todo o País, os quais foram escolhidos respeitando a proporção prevista em regulamento de pelo menos 10% de representatividade de cada região. Além disso, a Caixa priorizou o apoio a artistas em ascensão ou iniciantes, que representam 80% do total de projetos aprovados.

“O incentivo da Caixa estimula o crescimento da produção cultural nos quatro cantos do Brasil. O investimento ratifica o compromisso do banco em criar valor para toda a sociedade brasileira, oferecendo lazer, entretenimento, oportunidades e inclusão”, destaca o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Fonte: Cultura.gov.br


Seja o primeiro a colaborar

Deixe seu comentário!

Informe seu nome
Informe seu email