Inmet emite Alerta Laranja para riscos de chuvas intensas em Porto Velho

O Alerta Laranja indica a possibilidade de chuvas intensas, colocando a cidade em estado de atenção devido aos riscos potenciais de inundações e outros transtornos.

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um Alerta Laranja para Porto Velho, capital de Rondônia, devido ao risco iminente de chuvas intensas a partir desta terça-feira (16). A previsão meteorológica indica a presença de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas para os próximos cinco dias, instando os residentes a adotarem medidas preventivas para evitar possíveis acidentes.

Segundo Elias Ribeiro, coordenador municipal da Defesa Civil, a orientação é clara: “Estamos no período de chuvas intensas e o alerta é para a população se prevenir. Não se trata de gerar pânico, mas de orientar e precaver os moradores, para evitar possíveis acidentes.” Ribeiro destaca que o último final de semana já testemunhou chuvas torrenciais, e há a possibilidade de eventos semelhantes a partir desta terça-feira.

O Alerta Laranja indica a possibilidade de chuvas intensas, colocando a cidade em estado de atenção devido aos riscos potenciais de inundações e outros transtornos. O temporal do último sábado (13) deixou um registro significativo de 79 milímetros em apenas três horas, sendo a maior precipitação desta temporada, segundo a Defesa Civil Municipal, equivalente a um mês de chuva.

Diante dessa situação, a Defesa Civil Municipal destaca a importância dos cuidados preventivos durante fortes tempestades. Entre as orientações estão manter-se informado sobre a situação climática, evitar áreas sujeitas a alagamentos, buscar abrigo em locais seguros em caso de tempestades e acionar a Defesa Civil em caso de emergência.

Para mais informações ou solicitação de apoio em caso de emergência, a população pode contatar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou através do número (69) 98473-2112, disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite.

Com a previsão de chuvas intensas, a colaboração e a prudência de todos se tornam fundamentais para minimizar os impactos e garantir a segurança de todos os moradores de Porto Velho.

Fonte: Jornal Rondônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.