O governo federal lançou nesta quarta-feira, 31 de julho, a primeira etapa do portal único que reúne serviços e informações para o cidadão em um só canal. Até o final de 2020, o portal do Ministério da Educação (MEC) vai migrar para a plataforma.
Nesta fase, passam a funcionar no novo modelo os sites Serviços, Governo do Brasil e Planalto. O restante da administração pública direta vai “trocar a chave” até o ano que vem.
O gov.br chega com um catálogo de mais de 3 mil serviços públicos ofertados. Quase 50% deles disponíveis no formato digital. A previsão do governo federal é que 600 serviços sejam digitalizados até 2020.
Alinhado com a proposta do governo federal, o MEC apresentou na última segunda-feira, 29 de julho, o Plano de Transformação Digital da pasta. Quase 100 serviços públicos serão digitalizados.
gov.br – O portal único está em estágio de desenvolvimento. No entanto, com a versão disponível até agora os usuários podem enviar sugestões para aprimorar a plataforma. Para participar, basta entrar no site www.gov.br.
A entrega dessa versão inicial cumpre o prazo estabelecido pelo presidente Jair Bolsonaro em decreto.
Com a manutenção e o desenvolvimento de sites centralizados no gov.br, o governo federal estima uma economia de R$ 100 milhões aos cofres públicos.