A Polícia Militar de Rondônia deu início à Operação Final de Ano, que será realizada até 7 de janeiro de 2024, com um enfoque estratégico nas áreas comerciais, sociais e, principalmente, nas áreas habitacionais durante o período noturno.
Lançamento em Porto Velho
O lançamento da operação em Porto Velho contou com a participação do secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel Felipe Vital, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Braguin, o subcomandante-geral da PM coronel Glauber Souto, o chefe do Estado Maior-Geral, coronel Garibaldi, o Comandante Regional de Policiamento I, tenente-coronel PM Wilton Amorim, e os comandantes das Unidades operacionais e especializadas da capital. O coronel Braguin destacou que todos os policiais militares, tanto das áreas operacionais quanto administrativas, serão empregados na operação.
Enfoque na Zona Comercial
No que diz respeito à zona comercial, a Operação Final de Ano concentra esforços devido à conjuntura festiva, aumento do consumo e do volume de dinheiro em circulação, além do indulto de apenados, fatores que podem contribuir para o aumento da atividade criminosa. Portanto, a intensificação da visibilidade em locais com histórico de ocorrências visa aprimorar a segurança pública, proporcionando maior tranquilidade aos cidadãos nas áreas de comércio e circulação.
Segurança na Zona Habitacional e Turística
Quanto à zona habitacional e turística, a operação considera o período de férias, viagens e residências temporariamente desocupadas, tornando-as alvos potenciais para criminosos. Diante disso, destaca-se a necessidade de um policiamento reforçado em áreas residenciais e turísticas, especialmente em setores e bairros habitacionais. O aumento da presença policial busca desencorajar a ação de criminosos oportunistas, visando a prevenção de atividades delituosas durante esse período crítico.