Os portovelhenses foram surpreendidos com um tempo ameno e o céu incomumente nublado na manhã desta quarta-feira (30). Mas afinal, é nevoeiro ou fumaça que cobre o céu da Capital?
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de perigo potencial de chuvas intensas que podem passar por Rondônia.
Chuvas fracas foram registradas nesta manhã em Porto Velho e, por este motivo, o céu amanheceu muito nublado e com nevoeiro.
No entanto, ao mesmo tempo, sinais de queimadas também puderam ser percebidos na cidade. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 108 focos de queimadas foram registrados em Rondônia de terça-feira (29) para esta quarta.
De acordo com o Inmet, a grande quantidade de nuvens com possibilidade de chuva isolada deve seguir até a noite em Porto Velho.
Na última semana os rondonienses enfrentaram uma onda de calor extremo, com temperaturas de até 38°C. Em alguns municípios, a sensação térmica passou dos 40°C, como Porto Velho e Cacoal
Mas, o que explica todo esse calorão? De acordo com o Meteorologista da Climatempo, Vinícius Lucyrio, dois fatores são responsáveis pelo calor mais intenso que o normal.
“Este ano estamos com dois fatores favorecendo um calor mais intenso do que o normal. O fenômeno El Niño, que contribui com temperaturas acima da média em quase todo o país e a baixa frequência de frentes frias acompanhadas por massas de ar polar”, explicou em vídeo postado nas redes sociais.