A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na noite de ontem (28), realizando atividade de patrulhamento ostensivo na BR 319, próximo ao Km 72, no município de Porto Velho, interceptou um carregamento de cloridrato de cocaína sendo transportado por um motorista, de 54 anos, e um passageiro, de 36 anos, que viajavam em um automóvel FIAT/Strada, de cor vermelha.
Durante atividade de policiamento, uma equipe da PRF avistou uma viatura da Polícia Militar (PM) do Amazonas realizando uma abordagem. De imediato, foi perguntado se a guarnição precisaria de apoio, tendo como retorno o sinal de positivo.
No decorrer da fiscalização, notou-se que perguntas simples não foram respondidas, assim como não sabiam dizer o motivo da viagem até Humaitá/AM. Devido ao conjunto de sinais evidentes de nervosismo, os policiais deram início à busca veicular.
Ao total, 37,82 Kg da droga ilícita, distribuídos em 38 tabletes, foram encontrados em um compartimento oculto na lateral da correceria e encaminhados à Polícia Judiciária para destruição. Os traficantes também foram conduzidos à Autoridade Policial.
Conforme estimativa da Polícia Rodoviária Federal, o quilo da droga ilícita está avaliado em R$ 180 mil. O prejuízo estimado aos criminosos é de R$ 6.807.600,00.
Rondônia não produz cocaína, mas é um dos Estados que faz fronteira com a Bolívia (um dos três países com maior produção da droga no mundo), tornando o nosso território um dos corredores de escoamento da produção andina, que é destinada ao rentável mercado europeu. Nesse cenário, esta apreensão representa mais um duro golpe ao crime organizado do tráfico internacional de drogas.