Com o reconhecimento do chefe maior do Estado de Rondônia Governador Coronel Marcos Rocha, o Secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Bernardo Vital, foi promovido na manhã desta quinta-feira, 20, à patente de coronel, a última da carreira oficial militar do Estado de Rondônia. Embora a solenidade tenha acontecido nesta quinta, o título se torna de fato oficial a partir do dia 21. Vital, como é conhecido foi promovido a Tenente Coronel em dezembro de 2021 quando ainda era coordenador de estratégia da Casa Civil. O agora Coronel chegou a ser aprovado, também, para a carreira de Policial Militar, mas optou por seguir seu caminho no Corpo de Bombeiros, se tornando um dos oficiais mais experientes da tropa.
Conheça a história e o currículo de Cel. Vital
O Coronel Vital começou sua carreira militar aos 18 anos no Exército Brasileiro como Oficial Temporário. Foi por meio do Exército que o Manauara chegou em Rondônia e ocupou cargos importantes na 17ª Brigada como chefe de setor de aprovisionamento, almoxarifado e coordenação financeira. O Coronel Vital deixou o Exército em 2009 como 1° tenente com um currículo de excelência na força, sendo reconhecido pelo seu perfil de liderança e capacidade resolutiva de problemas. Ainda no Exército recebeu a medalha Serviço Amazônico e diversas menções elogiosas pelos serviços prestados.
No Corpo de Bombeiros, o Coronel Vital criou um Know-how de experiências que o elevou ao cargo de Secretário de Segurança do Estado de Rondônia. Nos quadros da força, o oficial já atuou como Diretor de Estratégia e Inteligência, coordenador de Logística, coordenador do Centro Integrado de Operações, Coordenador de Finanças, e Diretor de Planejamento. Sua capacidade administrativa o levou ao centro estratégico do Governo do Estado de Rondônia, que é a Casa Civil, onde ocupou cargos de Assessor Técnico Legislativo e posteriormente Coordenador de Estratégia e Inteligência do órgão.
Como militar, o coronel Vital possui curso de mergulhador autônomo, técnico em emergência médica, curso de especialização para tripulação de embarcações do Estado no Serviço Público, Curso de Corpo de Voluntários de Emergência, especialização em contra-incêndio e salvamento. Graduado em inteligência e segurança pública, o coronel Vital possui MBA em Gestão, Inteligência e Segurança, especialista em mediação de conflitos e curso de negociador policial em situações de alta complexidade.
Além disso, o oficial possui capacitação e formação de pregoeiros e sistema de registro de preços, sistema de comando de incidentes, curso teórico de piloto privado de avião e helicóptero.
Coube ao agora coronel a liderança de diversas operações que exigem muita cautela e sangue frio dos profissionais como, por exemplo, convencer pessoas que querem tirar suas vidas a mudar de ideia. Em diversos casos emblemáticos, e que causaram grande comoção social (pessoas que queriam se jogar da ponte sobre o Rio Madeira, de cima de torres de comunicação, prédios e até mesmo dentro de uma unidade dos Correios) o Coronel Vital atuou e conseguiu tirar com vida essas pessoas que estavam em situações tão delicadas.
Chefe da Casa Civil marcou presença na solenidade
Estava presente na cerimônia o Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, que se destacou a importância de ter ao seu lado Vital que juntos fizeram a diferença na gestão da Casa Civil do Estado durante o primeiro mandato da gestão Marcos Rocha.
“Tive a imensa honra de prestigiar a solenidade de Entrega de Comendas e Promoção de Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiro Militar de Rondônia. Em nome do governador coronel Marcos Rocha, quero agradecer ao Coronel BM Nivaldo de Azevedo pelo convite e pela homenagem. É sempre um prazer se fazer Presente junto a essa corporação. Deixo aqui também meus parabéns a todos os oficiais homenageados e promovidos. Vocês são um orgulho para todos os rondonienses.” disse Júnior Gonçalves
Gonçalves ainda foi agraciado com medalha, pelo apoio e colaboração prestada ao CBMRO.