Cerca de 50 casas foram atingidas após um canal transbordar em Wenceslau Guimarães, no Baixo Sul do estado. O fato ocorreu por volta das 19h desta segunda-feira (5) e atingiu os imóveis situados na área central da cidade.
Segundo informou o prefeito Carlos Alberto dos Santos, o Kaká (Republicanos) ao Bahia Notícias, várias residências perderam bens móveis e eletrodomésticos, com algumas tendo prejuízo de cerca de R$ 30 mil. O manancial que transbordou fica dentro de uma propriedade, próxima ao trecho urbano da BR-101, na saída para Gandu, na mesma região. Nesta terça-feira (5), equipes da prefeitura trabalham na limpeza dos entulhos deixados pelas enxurradas. No mesmo dia, a gestão decretou estado de emergência por conta das precipitações que tem ocorrido há pelo menos um mês.
Os desalojados foram para casas de familiares. Quem não conseguir abrigo deve receber aluguel social ou ser direcionados para espaços ainda a serem definidos pela prefeitura.
As chuvas que atingem a Bahia nas últimas semanas já causaram a morte de uma pessoa. Um idoso, de 71 anos, morreu afogado quanto tentava atravessar um riacho em Itapicuru, no Agreste do estado.
Conforme a Defesa Civil Estadual [Sudec], até a tarde desta segunda, o número de desabrigados já era de 546, e o desalojados, 13,8 mil. Um total de 78,3 mil já foi afetado em 51 municípios do estado.
— BN Municípios (@BNMunicipios) December 6, 2022