A boa notícia da convocação de nove aprovados do concurso da Câmara Municipal de Porto Velho (CMPV) foi comemorada pela vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN), que fez a indicação para que a casa de leis municipal incluísse uma intérprete de libras em seu quadro de funcionários. O Projeto de Lei (PL) de autoria de Ada Dantas foi apresentado em 2017, porém, não havia o cargo “tradutor e intérprete de Libras” para ser preenchido.
Com a propositura de Ada Dantas, o presidente da Câmara na época, não colocou o PL em votação tendo em vista não haver o cargo constituído na Câmara de Vereadores, porém, o assegurou à Ada Dantas que no próximo concurso público iria disponibilizar uma vaga para tradutor e intérprete de libras, e assim foi feito. Conforme a lei nº 707 de 19 de janeiro de 2018, criou-se o referido cargo. A aprovada no concurso foi convocada para tomar posse do cargo nesta sexta-feira (05), no Plenário da Câmara Municipal.
“Ficamos feliz com mais esta inclusão. Por várias vezes os surdos acompanharam as sessões ordinárias e solenidades, porém, raramente houve a presença de intérpretes, dificultando a compreensão dos espectadores. Agora, com a nossa iniciativa, em todas as sessões e demais reuniões a intérprete estará à disposição para levar a informação à comunidade surda e muda”, finalizou a vereadora.