O Estado de Rondônia avança com a construção de cinco pontes de concreto protendido nas importantes rodovias, na região do Vale do Jamari, em Rondônia. O investimento ultrapassa o valor de R$ 20 milhões de reais. As obras são realizadas nas rodovias estaduais 133 e 257 que cortam a região e contribuirão diretamente para o desenvolvimento do Estado.
Segundo o diretor-geral adjunto do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, Philipe Rodrigues Maia, as pontes de madeira são consideradas obstáculos no progresso do Estado e atrapalham o escoamento da produção e transporte. “A substituição de pontes de madeira por ações definitivas, ou seja, por pontes de concreto, vão assegurar a diminuição desses obstáculos e maior fluidez do trânsito nessa região”, comentou.
Na rodovia 133, entre Machadinho d’Oeste e Cujubim, a nova ponte de concreto sobre o rio Belém no quilômetro 5,1, terá uma extensão de 65,8 metros de comprimento, com um investimento de R$ 4.850.787,61 (quatro milhões, oitocentos e cinquenta mil, setecentos e oitenta e sete reais e sessenta e um centavos).
Já na rodovia 257, que compreende Machadinho d’Oeste e uma parte de Ariquemes, serão investidos R$ 15.498.288,23 (quinze milhões, quatrocentos e noventa e oito mil, duzentos e oitenta e oito reais e vinte e três centavos), na construção de quatro pontes de concreto, para atender as demandas e passagem das pessoas desta região.
A primeira ponte está sendo construída sobre o rio Anta, no quilômetro 72 em Ariquemes, com 40 metros de comprimento. Sobre o rio Azul, no quilômetro 83, a obra da segunda ponte com 30 metros de comprimento está a todo vapor. As pontes de madeira sobre os rios Vermelho no quilômetro 84 e Onça, no quilômetro 96, também estão sendo substituídas por novas pontes de concreto; com 40 metros de comprimento.