Na tarde desta quinta-feira (13), garimpeiros e funcionários de dragas, de forma pacífica, bloquearam a estrada do Belmont, no Bairro Nacional, em Porto Velho. Eles pedem que cessem as fiscalizações contra balsas que atuam na retirada de ouro, no rio Madeira.
A ação contra o garimpo ilegal, realizada pela Polícia Federal e Ibama, iniciou na manhã desta quarta-feira (12).
A PF nformou que 81 dragas foram destruídas durante os trabalhos.
Por conta disso, os manifestantes bloquearam a BR-319, horas depois do início das fiscalizações. Na parte da noite, eles liberaram e o tráfego de veículos seguiu normalmente.
Nesta quinta-feira, segundo a Polícia Federal, as fiscalizações continuaram, e mais uma vez houve bloqueio por parte dos trabalhadores, dessa vez, na estrada do Belmont.
Mário Torres, que é proprietário de uma balsa, que esta atracada no rio Madeira, na capital, diz ter medo de perder sua draga, igual os demais trabalhadores que atuam na garimpagem de ouro. “Eles estão tratando a gente como bandidos, e destruindo tudo o que foi construído com muito trabalho. Nós bloqueamos a pista e não vamos desbloquear enquanto não vir alguma autoridade para nós garantir que irá parar com essas fiscalizações que estão acontecendo”, disse.
A Polícia Militar foi acionada e está no local. Uma grande fila de caminhões se formou na Estrada do Belmont e Avenida Farquhar.