O mês de fevereiro trouxe pautas de trabalhos conflitantes para Hildon Chaves (PSDB). No afã de mostrar trabalho em sua primeira oportunidade de chefia em uma pasta executiva, o prefeito de Porto Velho vem sofrendo forte desaprovação em diversos setores da sociedade.
Nesta quarta-feira (15) mais uma medida da atual gestão da capital rondoniense causou indignação em moradores e comerciantes. Agentes municipais promoveram uma operação de limpeza na área comercial da avenida Jatuarana, zona Sul.
Durante a ação foi retirado diversos manequins de lojas que utilizavam a calçada como extensão de suas vitrines, além da retirada dos materiais que pudessem bloquear ou dificultar o acesso aos pedestres, isso seguindo a legislação municipal que proíbe a utilização das calçadas.
O fato é que o principal questionamento entre a comunidade local é uma possível seletividade da equipe do prefeito em fazer valer a lei. Acontece que em Porto Velho é habitual a utilização das calçadas em diversos empreendimentos, que funcionam sem nenhum problema por parte dos fiscais.
O mais conhecido é a “Calçada da Fama”, uma área localizada na avenida Pinheiro Machado que aglutina diversos bares estendidos pelas calçadas. Bem freqüentado, o ambiente parece estar alheio ao que rege a lei municipal, e sempre com a “vista grossa” de autoridades públicas.
Caso as equipes de fiscalização de Hildon Chaves não se movimentem para fazer valer a lei todos os ambientes a seletividade de suas ações que já estão colocadas em questionamento sobre beneficiar comissionados em detrimento a servidores, começará a ser alvo de duras críticas contra suas ações.