Mais de 130 animais foram vacinados contra a raiva durante a ação
O agente de combate à endemias, Edson Cruz, lembra que o Dia D de vacinação segue na programação, mas que frequentemente a Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS) promove ações itinerantes, como a mais recente realizada no Bairro Novo, onde foram vacinados 740 animais.
“A raiva é 100% letal para o animal e para o ser humano, por se alastrar muito rápido. Por isso, não podemos deixar ela voltar. A cidade é grande em extensão territorial, então nós sempre buscamos promover a imunização em algumas comunidades mais distantes. Nesta segunda-feira (07), por exemplo, iremos em direção ao Assentamento Santa Rita, zona rural, para fortalecer a barreira sanitária”, explicou o agente ao lembrar que em 2021 foram vacinados mais de 47 mil animais.
Alenir Barros fez questão de levar a cachorra Raia para receber o imunizante. Para ela, é uma forma muito mais fácil de garantir a saúde de todos. “A Raia representa tudo para nós. É muito bom ter a ação dentro da comunidade. Para levar em outro ponto fora daqui seria muito difícil”, disse a comerciante.
Ari Adrina também levou os seus pets para vacinar. “Achei ótimo, porque a população de animais de rua é muito grande aqui. Assim, a gente protege os nossos companheiros também”, disse.
Para quem precisa vacinar cães e gatos com idade superior a três meses o serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na DCZADS, localizada na avenida Mamoré, 1120, bairro Cascalheira.