Durante os três dias do Festival de Praia de Calderita, vila que fica distante 45 km da área urbana de Porto Velho, a Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) atuou recolhendo o lixo em toda a extensão da praia. Foram instaladas também diversas lixeiras na área onde ocorreu o evento.
O trabalho vem sendo realizado desde o ano passado em todos os festivais de praia ocorridos na capital. O subsecretário afirmou que mesmo com lixeiras, as pessoas acabam jogando o entulho na areia e no entorno do evento. “Para evitar que esses resíduos acabem dentro dos rios, poluindo-os, uma equipe nossa ficou de plantão durante a festa. Ao final retiramos toneladas de lixo”, disse. “Deixamos a área limpa e agradável para os moradores da localidade”, acrescentou Prestes.
Ele lamenta o fato de muitos visitantes não colaborarem e lançarem seus lixos na praia, mesmo tendo diversos recipientes disponíveis para isso. “Quando visitamos uma casa que não é nossa, devemos respeitar, mantê-la exatamente como achamos. Isso é educação e respeito. Produziu lixo? Então coloca na lixeira mais próxima”, alertou.
O secretário parabenizou toda a equipe da Semusb que não mediu esforços para retirar o material recolhido. “Durante o festival nossos servidores estavam lá deixando nossas praias limpas – são guerreiros que merecem todo nosso reconhecimento”, enfatizou o secretário.