A Prefeitura de Porto Velho deu início à série de audiências públicas para discutir o diagnóstico preliminar da revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog). A 1ª rodada foi ocorreu na noite desta terça-feira (14), no Mercado Cultural, no centro da Capital. Nesta quarta-feira (15), o encontro acontece no distrito de Extrema, das 15h às 18h, na Escola 13 de Maio.
O Município tem plano diretor desde a década de 1970. A cada dez anos esse planejamento deve passar por revisão, com participação popular, conforme preconiza o Estatuto da Cidade.
A reformulação, segundo o prefeito Hildon Chaves, é uma oportunidade para a população esclarecer dúvidas sobre o tema e apresentar sugestões que contribuam na elaboração de uma legislação que respeite os desejos da população e estimule o potencial de desenvolvimento da cidade.
“Pelo número de pessoas que estão aqui no Mercado Cultural na noite desta terça-feira, vemos que o cidadão está participando, opinando e ajudando a definir a cidade que queremos”, disse o prefeito Hildon Chaves, destacando a participação popular no evento.
Depois das audiências, inicia a segunda rodada de oficinas de leitura comunitária e leitura técnica, já com a elaboração do prognóstico – propostas que serão colocadas dentro do novo plano.
Programação – audiências
Quarta-feira (15) – distrito de Extrema, das 15h às 18h, na Escola 13 de Maio, na Rua Campo Grande, 582, Teleacre.
Quinta-feira (16) – distrito de Nova Mutum-Paraná, das 15h às 18h, no Centro Cultural, na rua Pitomba esquina com Jirau – Fase 1.
Sexta-feira (17) – distrito de Calama, das 15 às 18h, na Escola General Osório, na rua São José, nº 3.212, São José.