O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) realizou na manhã desta segunda-feira (21), sessão solene com o objetivo de homenagear, através do voto de louvor, 101 servidores do Sistema Socieducativo pelo cumprimento da escala montada pela Unidade de Internação Masculina Sentenciada I, em Porto Velho.
Após visita à unidade, o parlamentar disse que ficou surpreso com o trabalho desenvolvido, a educação e as condições dadas aos detentos. Ele defendeu a militarização das escolas para que desde criança se tenha disciplina, respeito e aprenda a valorizar o cidadão acima de tudo.
Boabaid disse que as leis no País, infelizmente, ainda valorizam o bandido. O deputado defendeu leis mais severas e punição para menores desde os 16 anos, “pois se já são responsáveis para votar, têm de ser responsáveis por seus atos”, justificou, afirmando que nos Estados Unidos todos, sem exceção, são iguais perante a lei e podem ser punidos, independente de idade.
Jesuíno disse que no tempo em que trabalhou como policial nunca recebeu um elogio, um obrigado por parte de seus comandantes. “Só recebia inquéritos, reprimendas”, citou. Mas enfim, disse estar feliz em poder reconhecer o trabalho de servidores.
Boabaid lamentou que apesar de tantos exemplos negativos que vêm das prisões, muitos adolescentes se deixam cair pela facilidade do crime. “Quem quer sabe buscar a oportunidade”, frisou, lembrando do ex-ministro Joaquim Barbosa, que foi engraxate na infância, mas que buscou suas oportunidades.
O diretor da Unidade de Internação Masculina Sentenciada I, Mauricio da Costa Silva, disse que desde que chegou à unidade percebeu que poucos adolescentes se recuperam no sistema, pois as políticas públicas não favorecem. Ressaltou o empenho dos servidores de todas as áreas que lá trabalham, pois, “a unidade só funciona devido ao trabalho de vocês”.
A representante da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Sirlene Bastos, agradeceu a homenagem, que é a primeira recebida por socioeducadores no Estado. Ela ressaltou o empenho dos trabalhadores que lutam no dia a dia com os adolescentes e sua responsabilidade com eles e suas famílias, muitas delas desestruturadas.
A diretora administrativa da Unidade de Internação Masculina Sentenciada I, Ozineia Dias Franco, agradeceu o trabalho dos técnicos e professores que trabalham na unidade e ressaltou características necessárias para que o profissional consiga desenvolver suas atividades com os adolescentes.
O socioeducador Isaac Bonfim Santos disse que a sociedade desconhece a profissão e que nem mesmo a própria secretaria de Estado a valoriza. “Deve vir daí a nossa desvalorização, enquanto categoria profissional”, afirmou. Por isso agradeceu o reconhecimento, mas pediu que fosse mais abrangente, pois são agentes de segurança e por isso necessitam de mais condições de trabalho e o devido reconhecimento.
Santos também solicitou celeridade na aprovação do plano de segurança da unidade junto aos órgãos competentes para garantir a integridade das crianças e adolescentes, bem como dos socioeducadores.
Ao final da sessão solene, Boabaid entregou os certificados de votos de louvor aos agentes socioeducadores.
Foram agraciados todos os servidores da unidade, como pedagogos, serviços gerais, motorista, conselho disciplinar, do setor de saúde, psicólogas, assistente social, recepcionistas, setor administrativo, diretores, servidores e do comissariado.