Uma equipe da Divisão de Controle de Zoonoses, de Porto Velho, recolheu na tarde da última segunda-feira(14), o corpo de um macaco sagui, que foi achado em um sítio no Bairro Nacional, na Zona Norte da capital. Ele foi encaminhado para exames, pois há a suspeita que o animal tenha morrido vítima de febre amarela.
Em vários estados do país, ocorreram casos de febre amarela nos últimos anos, com algumas mortes levando o governo a fazer campanha de vacinação em massa da população e causando pânico nos moradores de áreas onde foram encontrados macacos mortos. Em alguns locais, os animais foram caçados e mortos por pessoas que acreditam serem os macacos responsáveis pela transmissão da doença.
No estado de Rondônia, no início do ano, foram encontrados macacos mortos em Ji-Paraná. Esses animais também foram recolhidos e encaminhados para exame no Instituto Evandro Chagas, que conforme a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa-RO), demora cerca de três meses para emissão de laudo completo sobre a suspeita de febre amarela.