Estreante na vereança de Porto Velho, a Vereadora Ada Dantas (PMN), desde antes de assumir o cargo, busca melhorias para a Capital independente de onde esteja a problemática. Agora o compromisso da política feito com a comunidade é buscar melhorias para duas ruas localizada no Bairro Conceição, na Zona Sul de Porto Velho.
Chegou ao conhecimento de Ada Dantas a precariedade existente na Rua Tamareira, aos fundos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bela Vista. De pronto a Vereadora encaminhou ao local uma equipe de assessores para verificar a veracidade das informações. No local foi possível observar dois bueiros profundos com muito mato e lixo. Alguns moradores relataram que os bueiros estão abertos há pelo menos 10 anos e que nesse período nenhuma melhoria foi feita. Alguns moradores vez ou outra jogam animais mortos, o que atrai urubus e ainda provoca odor insuportável. O risco de contaminação é bem evidente.
O lixo precisa ser armazenado em algum depósito e é prejudicial ao meio ambiente, porque além de matéria orgânica, contém materiais inorgânicos que podem sujar as águas e podem ser tóxicos. Nos últimos séculos, o desenvolvimento de novas tecnologias e a adoção de um modelo econômico baseado na produção e no consumo em grande escala incrementaram a produção de lixo.
Já na Rua Osvaldo Aranha, metade de determinado trecho da rua está parcialmente coberta por entulhos. Terra, televisão, mato e demais materiais são despejados no local que funciona como uma espécie de “lixão”. A montanha de entulhos cobre toda a calçada e prejudica a trafegabilidade de automóveis pelo local.
Em suas diversas atividades, os seres humanos produzem grande quantidade de lixo. Esteja onde estiver, o ser humano produz resíduos: em casa, nas indústrias, nos estabelecimentos comerciais, nas escolas, nos hospitais ou no campo, cultivando alimentos ou criando animais. As atividades domiciliares geram grandes quantidades de resíduos provenientes de embalagens, sobras de alimentos, papel utilizado em higiene. Esgotos e águas contendo detergentes e outros produtos químicos também saem das residências.
Ada Dantas encaminhou ofício ao Secretário Tiago Dambros Costa Beber, da Sub Secretaria Municipal de Obras, dando ciência da referida denúncia e constatação dos fatos. Em resposta, Tiago afirmou que vai encaminhar imediatamente uma equipe para ir ao local e providenciar as medidas necessárias em ambos os pontos denunciados. Ada Dantas agradeceu ao Secretário Tiago e declarou a importância em se ter alguém à frente da Sub Secretaria, interessado em resolver os problemas da sociedade.