A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou nesta quinta-feira (6) a ativação do sinal do 5G puro em Porto Velho (RO) . A partir de agora, cabe a cada operadoras (Claro, TIM e Vivo) oferecer o serviço aos seus clientes.
Outras quatro capitais da Região Norte também terão sinal 5G a partir desta quinta-feira: Rio Branco (AC), Macapá (AP), Manaus (AM) e Belém (PA).
Sinal restrito
Neste primeiro momento, o sinal do 5G chega a Porto Velho restrito a alguns bairros, salvo exceções, pois o edital do leilão determinou às operadoras a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes. O número vai crescendo conforme o passar dos anos.
Contudo, nada impede que as operadoras instalem mais antenas do que o mínimo exigido – o que vem acontecendo nas capitais em que a tecnologia já está disponível. A área de abrangência de cobertura neste início do serviço faz parte da estratégia comercial de cada operadora.
O que é o 5G?
É a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual.
A promessa é que ela trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.
Essa evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.
Como faço para acessar o 5G?
Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, a pessoa precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados. Também é preciso estar na área de cobertura.
Neste momento, as operadoras não estão solicitando a troca de chip.
O 4G vai acabar?
Não. Os celulares atuais continuarão funcionando nas redes 4G, 3G e 2G – essas conexões não deixarão de funcionar.