A Apple declarou publicamente que planeja utilizar a porta USB-C no iPhone, em adequação à legislação recente da União Europeia, que exigirá a padronização da entrada em smartphones. O vice-presidente sênior de marketing mundial da companhia, Greg Joswiaki, confirmou a informação no evento The Wall Street Journal Tech Live.
“Obviamente, teremos que cumprir”, disse. No entanto, ele ressaltou que a empresa ainda discorda da regulamentação. “Achamos que a abordagem teria sido melhor se não tivéssemos um governo tão prescritivo”, adicionou.
Joswiak não deu mais detalhes sobre a mudança – se ela deve ocorrer apenas na Europa, onde é um requisito, ou se deve atingir a produção global da Apple. Produtos das linhas de MacBook e iPad, da Apple, já foram atualizados, mas os iPhones permanecem com a entrada proprietária Lightning.
A UE deu aprovação final à lei que padroniza a entrada de aparelhos vendidos nos países do bloco econômico, na última segunda-feira, 24. Ela obrigará que dispositivos como smartphones, tablets e câmeras utilizem a entrada USB-C, como uma forma dos consumidores de economizarem na compra de acessórios de carregamento, além de diminuir o impacto ambiental de sua produção.
Segundo a lei, os smartphones devem aderir à nova regulamentação até 2024. Ela exige apenas que novos modelos sigam a orientação, deixando de fora aqueles já lançados. Ou seja, a Apple poderia continuar vendendo dispositivos com Lightning até essa data.