PUBLICIDADE

Reforço de médicos acelera atendimentos cardiológicos na rede municipal de Porto Velho

A medida possibilitou a abertura de 60 novas vagas semanais com mais de 300 pacientes atendidos em pouco tempo

Por SMC

Publicado em:

PUBLICIDADE

Com mais de 1.550 pacientes aguardando consulta com um cardiologista no Sistema de Regulação de Porto Velho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), adotou medidas para ampliar o atendimento e reduzir a fila de espera.

Uma das principais ações foi o aumento do número de especialistas, o que possibilitou a abertura de 60 novas vagas semanais para consultas cardiológicas no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Essa iniciativa tem garantido um atendimento mais ágil para pacientes que aguardavam há meses por acompanhamento especializado.

É o caso da aposentada Olga Saraiva, que aguardou na regulação por mais de um ano. “Eu já sofri um infarto e preciso de acompanhamento médico constante. A demora me deixava angustiada, mas agora me sinto muito feliz. Estou sendo atendida por uma médica excelente, graças a Deus”, comemorou.

Com o reforço de médicos cardiologistas, a capacidade de atendimento cresceu. Em menos de dois meses, mais de 300 pacientes que estavam na fila conseguiram passar por consulta no CEM.

Os atendimentos realizados no CEM são todos através de agendamento via Sistema de RegulaçãoOs atendimentos realizados no CEM são todos através de agendamento via Sistema de Regulação

Na especialidade de cardiologia, são oferecidas consultas médicas, consultas de retornos e avaliação de risco cirúrgico, um procedimento essencial para analisar o estado de saúde do paciente antes de uma cirurgia, identificando possíveis complicações no pré e pós-operatório.

O secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, destaca que a atual gestão tem priorizado investimentos para reduzir as filas de espera por consultas especializadas, garantindo um atendimento mais ágil e humanizado à população.

“A ampliação do atendimento especializado faz parte de um esforço maior da gestão municipal para reduzir as filas de espera por consultas e procedimentos. Com o reforço de profissionais, estamos garantindo um serviço mais ágil e eficiente para a população. Nossa meta é zerar a fila de espera na cardiologia até junho, proporcionando um atendimento digno e acessível para todos que precisam desse acompanhamento.”

FLUXO DE ATENDIMENTO

Os atendimentos realizados no Centro de Especialidades Médicas (CEM) são todos através de agendamento via Sistema de Regulação. O paciente que necessita de uma consulta com especialista deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, onde o médico fará uma avaliação e, se necessário, solicitará o encaminhamento para um especialista.

Pacientes que já possuem o encaminhamento devem ir diretamente à sala de regulação da unidade, com o pedido e documentos pessoais em mãos, para cadastrar no sistema de regulação, que organiza a fila de espera conforme a prioridade médica e a disponibilidade de vagas.

Fonte: SMC

PUBLICIDADE